Postagens populares

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MULHER, MUSICA MARIA, MARIA



Maria, Maria
Milton Nascimento
Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta
Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria
Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida...                                                           Conversando sobre a música: Quais qualidades femininas são destacadas nesta música? Você concorda com o autor?Que outras características são atribuídas às mulheres?Quais delas são naturalmente femininas e quais foram culturalmente aprendidas?De que modo e quando nossas diferenças femininas/masculinas podem nos aproximar/separar?
Músicas

Antonia Brilha
Composição: Negra Li - Leilah Moreno - Cindy Mendes e Quelynah
(todas)
Oh, Antônia Brilha
Antônia sou eu
Antônia é você.
Oh, Antônia Brilha
E qualquer uma
Antônia pode ser
(negra li)
Sei que sou capaz de lutar
E com dignidade minha paz encontrar
Força para resgatar!
Vou buscar música da alma
(leilah moreno)
Com sabedoria vou me libertar
Eu tenho o dom! esqueça a guerra faça um som
Vou trazer de volta o sonho de vencer
Vou te mostrar como lutar como viver
(quelinah)
Ei, mulher! o grito, a força!
União, perseverança!
Lutar! crescer! saber viver!
Fé! compaixão e amor no coração!
(cíntia)
Pronta pra jogar estou
Vou avante! sou lena!
Sou forte e vou rumo ao gol
Jamais parar, insisto!
Não desisto, corro o risco e não me esquivo
Não desisto, corro o risco e não me esquivo
(todas)
Oh, Antônia Brilha
Antônia sou eu
Antônia é você.
Oh, antônia brilha
E qualquer uma
Antônia pode ser
(leilah)
Vem ser mulher, vem conquistar o teu lugar
Um mundo novo onde ficar
Pra ser do bem, amar sem olhar a quem
É só querer barbarizar. Então, vem!
(negra li)
Orgulho é batalhar pra viver
Cantar é minha arma pra vencer
Nada pode parar!
Ninguém vai me calar!
(cíntia)
Oh la la la la! sou do time antônia!
(quelinah)
Personalidade, honestidade! sim, são qualidades
De uma mulher que é antônia de verdade
Quebrar correntes! plantar sementes!
Representar gente da gente!
(todas)
Oh, antônia brilha
Traz luz à vida!
Antônia brilha!
Viver! vencer! cantar!

Conversando sobre a música:
     A música convida a nova geração de mulheres a lutar com a convicção de Antônia (como a personagem da série e filme Antônia), sem desistir jamais de realizar seus sonhos, apesar das inúmeras dificuldades que enfrenta enquanto mulher pobre e negra.
- Converse com seus colegas sobre quais avanços houve na luta das mulheres ao longo da história. O que ainda precisa avançar? Quais as lutas atuais das mulheres? Por que homens e mulheres precisam estar juntos nesta caminhada?
Músicas
Dias Melhores
Jota Quest
Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos
Para trás

Vivemos esperando
O dia em que
Seremos melhores
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo

Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
Vivemos esperando
Dias melhores pra sempre
Dias melhores pra sempre

Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
Vivemos esperando

Dias melhores
Pra sempre...(4x)

Pra sempre!
Sempre! Sempre! Sempre!...

Para pensar:
Homens e mulheres não são inimigos nem competidores.
Por isso se unem, constroem relacionamentos, lutam juntos. Não só esperam, mas também sonham e trabalham para viver dias melhores.
- Por que a luta das mulheres é também de todos os homens?
- Qual o sentido de comemorar esta data?
Músicas
Novo Tempo
Ivan Lins
No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
Seja sempre um caminho que se deixa de herança
No novo tempo, apesar dos castigos
De toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
De todos os pecados, de todos enganos, estamos marcados
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
A gente se encontra cantando na praça, fazendo pirraça
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver.

Para pensar:
A mulher contribui para a humanização da sociedade.
Beleza, afeto, ternura, cuidado são características que homens e mulheres precisam desenvolver entre si e com o planeta, para que uma vida melhor seja possível.
- Que tempo é esse que estamos vivendo?
- Que novas relações são necessárias para a construção de um novo tempo?
- Como a mulher vem contribuindo para esse novo tempo?

Add caption

Desconstruindo Amélia
Pitty e Martin
Já é tarde, tudo está certo
Cada coisa posta em seu lugar
Filho dorme, ela arruma o uniforme
Tudo pronto pra quando despertar O ensejo a fez tão prendada
Ela foi educada pra cuidar e servir
De costume esquecia-se dela
Sempre a última a sair
Disfarça e segue em frente
Todo dia, até cansar
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa,
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Nem serva, nem objeto
já não quer ser o outro
hoje ela é um também
A despeito de tanto mestrado
Ganha menos que o namorado
E não entende o porquê
Tem talento de equilibrista
ela é muitas, se você quer saber
Hoje aos trinta é melhor que aos dezoito
Nem Balzac poderia prever
Depois do lar, do trabalho e dos filhos
Ainda vai pra night ferver
Add caption
Disfarça e segue em frente
Todo dia, até cansar
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa,
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Nem serva, nem objeto
já não quer ser o outro
hoje ela é um também.

Conversando sobre a música:
- Que mudanças são apontadas pela música em relação à mulher?
- Que outras mudanças precisam ocorrer na sociedade para melhorar a vida das mulheres?
- De que forma homens e mulheres podem se ajudar para garantir uma vida mais digna e feliz?


O ambiente que temos e o ambiente que queremos

         A educação ambiental deve estar presente de forma interdisciplinar em todo o currículo escolar. Assim poderá atingir todos os cidadãos por meio de um processo pedagógico participativo, que procure construir no educando uma visão crítica sobre as questões ambientais.
     É notória a progressiva degradação ambiental que favorece o esgotamento das reservas naturais e dos recursos não renováveis. Diante desta problemática, deve-se promover a formação de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria de qualidade ambiental. Este projeto visa a envolver toda a comunidade para debater as questões socioambientais, buscando estratégias para diminuir as agressões ao meio em que vivemos, bem como desenvolver ações que contribuam para a melhoria de vida na comunidade e na escola.
Acontecendo na prática
     Em princípio, o tema foi explorado em sala de aula, por meio de leitura e pesquisa, produções textuais, exibição de documentários, aulas expositivas dialógicas, discussões e debates. Após esta etapa, iniciamos as atividades práticas, quando foram feitas oficinas para produção de objetos reciclados, painéis educativos, pinturas no muro da escola, trabalhos utilizando o papel reciclado, maquetes com o tema “o ambiente que temos e o ambiente que queremos” e confecção de um jornal ecológico, registrando os efeitos positivos, as soluções criativas, mensagens e dicas.
     A organização da escola foi um processo fundamental: com latas específicas para a separação de lixo seco e orgânico, cartazes e placas indicando ações, como “não jogue lixo no chão”, “poupe água” etc.
     Ao final do projeto houve exposições com as obras de arte dos alunos, em que os pais puderam visitar os estandes, conhecer a reciclagem e participar das palestras, recebendo ainda lembranças recicladas produzidas pelos próprios alunos.
Avaliação do projeto

     Percebemos a conscientização dos alunos no que se refere à coleta seletiva do lixo e à própria limpeza do ambiente escolar. Também fizeram inúmeros trabalhos reciclados, foi construído um sofá com garrafas PET. Grande parte do pátio escolar foi tomado pelas maquetes que produziram, mostrando o ambiente que eles tinham e o que sonhavam. A horta na escola é uma experiência que vem dando certo em muitas instituições. Na nossa não foi possível devido ao espaço não ter sido propício. Mas houve o plantio de algumas árvores nas mediações da escola. É perceptível a conscientização dos nossos alunos, mas resultados ainda maiores teremos a longo prazo.
Ficha técnica


Local de realização: Colégio Estadual de Urandi, BA.


Duração: seis meses.


Componentes curriculares envolvidos: todas as disciplinas se envolveram. Houve algumas reuniões onde discutimos ideias e sugestões. Houve articulação da professora responsável.


Turmas atendidas: ensino fundamental e médio.


Objetivos:
• promover e discutir a importância da educação ambiental na escola, garantindo aos alunos e a toda a comunidade escolar a conscientização e formação de atitudes para a modificação de práticas nocivas ao meio ambiente;
• desenvolver valores, atitudes e posturas éticas;
• perceber como os problemas causados pela poluição atingem diretamente a sociedade;
• sensibilizar e capacitar os alunos como agentes multiplicadores dos princípios de reaproveitamento e reciclagem de papel, de modo a estimular a preservação e conservação dos recursos naturais;
• mobilizar os alunos e a comunidade sobre a responsabilidade de todos para a modificação de atitudes nocivas ao meio ambiente;
• promover a reutilização e a reciclagem do papel descartado na unidade escolar;
• desenvolver ações práticas de coleta seletiva do lixo como forma de educar e mudar comportamentos.

Atividades para diferentes disciplinas


Língua Portuguesa: trabalho de conscientização e concurso das melhores frases educativas para exposição em todo o colégio. Confecção de jornal escolar ecológico.
Matemática: trabalhar com estatística, tabelas e gráficos relacionados com dados ambientais.
Ciências: conhecer as plantas e diferenciá-las em relação aos tipos comestíveis, medicinais, as que servem para fornecer madeira, entre outros. Colecionar os diversos tipos de folhas, estudar suas diferenças, ensinar a desidratar as folhas e flores, e com elas formar pequenos quadros.
Biologia: criação da horta da escola.
Química e Física: fazer o reaproveitamento do lixo orgânico.
Educação Artística e Artes: produção de objetos reciclados para exposição. Produção de trabalho com o papel reciclado.
Geografia: confecção de maquetes, orientar um debate sobre questões (desmatamento e queimadas, efeito estufa, pesca predatória, aquecimento global).
Filosofia e Sociologia: pesquisas e produções de textos, realizar trabalhos que relacionem a devastação ambiental à lógica do capitalismo, trabalhar valores e comportamentos.
Cimara Lédo de Araújo,
professora no Colégio Estadual de Urandi,
licenciada em História e com especialização em
Formação Socioeconômica do Brasil. Urandi, BA.
Endereço eletrônico: cil_ledo@yahoo.com.br
Projeto Pedagógico publicado na edição nº 408, jornal Mundo Jovem, julho de 2010, página 8.

Sensibilidade para ajudar a quem precisa


Sensibilidade para ajudar a quem precisa

     O “Projeto Solidariedade” busca promover o desejo de fazer a diferença, contribuindo para um mundo melhor a cada dia. É uma rica oportunidade de cooperação e reflexão acerca da cidadania.

     Os alunos que têm a oportunidade de participar não permanecem como antes. Sua concepção de vida, de valores, muda muito. Passam a valorizar as pequenas coisas da vida e também aprendem a pensar no próximo.

1ª etapa - Abordagem do assunto em sala, divisão de grupos e atribuição de tarefas:

     Depois de trabalhar o tema em sala de aula (para despertar o interesse e chamar a atenção dos alunos para um dos exercícios de cidadania que é a solidariedade), pode-se dividir a turma em grupos. Em cada grupo, os alunos devem ter tarefas definidas: um grupo pode ficar responsável pela confecção de cartazes que sensibilizem e incentivem a ação solidária; outro monta uma peça teatral sobre o assunto; outro fica responsável por um trabalho de pesquisa sobre pessoas que se tornaram conhecidas no mundo por atitudes solidárias; outro, pela maquete baseada no poema O Bicho, de Manoel Bandeira; e outro monta um rap, convidando toda a escola a participar da campanha de doações.

2ª etapa - Todos juntos fazendo a diferença:

     Os grupos deverão apresentar seus trabalhos para toda a escola, em uma espécie de convocação ao apoio e à participação de toda a comunidade escolar. Inicia-se, então, a campanha de doações.

3ª etapa - Culminância do projeto:

     Depois do período de campanha e doações, os alunos, munidos de solidariedade e doações de várias espécies, visitarão orfanatos ou asilos para a entrega das doações.
     Os mesmos grupos, com a colaboração e a orientação do professor, deverão planejar atividades destinadas a crianças e/ou idosos.


Dicas para organização dos grupos

Grupo 1: confecção de cartazes que sensibilizem e incentivem a ação de solidariedade, com ilustrações e frases que levem à reflexão e à ação solidária. Exemplos: “E você? Vai ficar aí parado sem fazer nada?” “Não temos em nossas mãos a solução para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo, temos nossas mãos”.

Grupo 2: montar uma peça teatral sobre o assunto, sobre a sensibilidade e o senso comunitário do cidadão voluntário.

Grupo 3: trabalho de pesquisa. Elaborar cartazes com o título: “Faça parte você também desse grupo que luta por um mundo melhor.” Sugestões: Madre Teresa de Calcutá, Chico Mendes, Gandhi, Zilda Arns, Luther King, Herbert de Souza (Betinho), Nelson Mandela, Dorothy Stang, entre outros.

Grupo 4: montar uma maquete inspirada no poema O Bicho, de Manuel Bandeira. A mesma deve estar acompanhada do poema.

Grupo 5: montar um rap convidando toda a escola a participar da campanha de doações. A letra do rap deverá estar condizente com a proposta do projeto, ou seja, dentro do contexto.

O bicho
(Manuel Bandeira)

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

Denise P. Macedo Luz,
professora de disciplinas pedagógicas no Colégio
Estadual Barão de Mauá, Xérem, RJ.
Endereço eletrônico: de.pedag@gmail.com
Artigo da edição nº 418, jornal Mundo Jovem, julho de 2011, página 15.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL,MAS NÃO EXISTEM DUAS PESSOAS IGUAIS!!!






Cada um é único, um
indivíduo, um DNA, uma
obra de arte que tem na
vida um presente concedido
por Deus.

Você é a única pessoa que
você pode ser.

Se outros o rejeitarem,
não se entristeça. Isso
nada tem a ver com você;
tem a ver com quem eles
são.
Você não é melhor nem
pior.

Tem habilidades e defeitos
e é possível que, em
determinados momentos,
isso faça diferença.

Lute para ser tudo o que
puder ser; sem contudo,
tornar-se cópia de outras
pessoas.

Quem é capaz de dominar os
outros pode ser forte, mas
quem domina a si mesmo tem
o verdadeiro poder.
Mantenha, em sua mente,
que você é uma pessoa
especial entre muitas
pessoas especiais e cabe a
você fazer o melhor que
puder.

Siga o que o satisfaz,
faça aquilo que o deixa
feliz, não importa o que
seja, pois o dinheiro
virá.
Não se importe com o
dinheiro, ele virá.

A única igualdade entre as
pessoas é que a morte virá
para todos e a diferença,
é a vida que cada um vive

TEMPO DE COLHER



Toda semente pede tempo para germinar.

Assim também acontece nos domínios da alma.

Nunca devemos desistir de semear o bem, porque

os resultados não se façam imediatos aos nossos olhos.

Saibamos esperar com paciência.

No momento justo, as sementes que houvermos

lançado no solo dos corações haverão de produzir frutos.

Semeemos compreensão e alegria, paz e coragem, perdão e amor.

É da Lei que cada semente produza segundo a sua própria espécie.
Mais cedo ou mais tarde, a vida restituir-nos-á,

centuplicadamente, o que houvermos ofertado.

Prossigamos no trabalho pela felicidade daqueles que mais amamos,

aceitando-os como são, na certeza de que eles saberão entender

e corresponder aos nossos zelos e atitudes, no tempo justo.

MULHERES DESDE O PRINCIPIO


Add caption










Criada Por Deus à sua imagem sendo retirada das  costelas de Adão sendo  para ele (homem) ajudadora, subordinada, sendo glória para o homem. Foi enganada pelo inimigo e levou o homem a desobedecer a Deus recebendo em si maldição Gn 3:16 e pela misericórdia de Nosso pai recebe também a salvação como promessa Gn 3: 15 e Is  7.14.
Caracterizada como: 
 Mais fraca que o homem 1 Pe. 3.7;
Tímida Is.19:16 Jr. 50:57; Na 3:13;
Zelosa por promover a superstição e a idolatria 2 Tm 3:6;
Amorosa e afetuosa;
Terna e constante com seus filhos Is 49:15 e Lm 4:10;
Boa e virtuosa em Pv 31;
Tidas em alta consideração.
Quando não era dada em casamento era uma calamidade Sl 78:63 Is 4:1 Jz11:37.
 Herdavam de seus pais quando não tinha irmãos Nm 27:8.
Precisava aprender com as mulheres mais velhas.
Frequentemente tratada com crueldade na guerra Dt32:25.
A mulher também é vista freqüentemente como que inclinada a indulgência, sutil e enganadora, tola e facilmente induzida a errar e sendo ativa na instigação ao erro e geralmente vivia em tendas separadas da do homem. Gn 18:9 24:67 e Et 2:9,11.
Ocupação: 
  Tarefas domesticas, Agricultura, pastoreando ovelhas,carregando água, debulhando trigo, fiando e bordando. 
 Caso o homem fosse governado por uma mulher era uma calamidade entre os judeus, e, ser morto por uma mulher, era grande desgraça. Jz 9:54 Is 3:12 Considerada despojo valioso na guerra Dt 30:14 I Sm 30:2.
A mulher e ilustração:
Explêndidamente vestida ; Igreja de Cristo;Sl 45:13. Ap12:2;
Delicada, sábia; Os santos;Ct1:3 2Co11:2 Ap 14:4. Mt 25:1,2,3
Descuidada estado da segurança carnalIs 32:9,11     Seus direitos Nm2
 O Ministério Feminino
 Serviço simpático e especial efetuado Hospitalidade 2 Rs 4:10, 
Bondade para com os pobres Pv 31; 
Contribuição para com Jesus Mt 27 :55,56 
Unção de Jesus Cristo  e lavagem dos pes Mc14:3Lc 7:37 
Servindo á Igreja Rm 16:1,2 Colaboradoras com Paulo Rm 16;
 Profetisas Mirian Ex 15, Débora \jz 4 ,Hulda 2Rs 22, Noadia Ne 6:14, Ana 
Lc 2 e  Filhas de Filipe At 21. 
 Obreiras da Igreja  At 18, Rm 16, Fp 4. 
E a palavra de Deus cita uma lista notável de mulheres com dons e  excelentes para a Obra dos santos.
DISTINÇÃO ENTRE AS MULHERES
Ultima ao pé da cruz Mc 15
Primeira no túmulo Jo 20
Primeira a proclamar a ressurreição Mt 28
Primeira a pregar aos judeus Lc 2 
Presente á primeira  reunião de oração At 1:14
Primeira saudar missionários cristãos na Europa At 16,
Primeira convertida na Europa Atos 16;14 
 Deus nos amou de forma muito especial e Jesus 
Cristo nos honrou com seu amor e misericórdia 
convidando pela disposição apresentada pelas 
mulheres, a anunciar e testemunhar o seu evangelho, 
fazendo parte de uma extensa obra não só em " 
Samaria , mas por toda a Judéia e ate aos confins do mundo." 
                            Cleusa Maria Andrade

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Criatividade

A criatividade se refere a um processo no qual as pessoas utilizam a capacidade de inovar e imaginar coisas que ninguém jamais pensou.
É preferível arriscar coisas grandiosas.
Alcançar triunfo e glória mesmo expondo-se à derrota,
do que formar filas com os pobres de espírito,
que nem gozam muito e nem sofrem muito
porque vivem nesta penumbra cinzenta de não
conhecer vitória e nem derrota.
Theodore Roosevelt
criat
Algumas definições encontradas descrevem a criatividade como:

  • Uma aptidão para formular ideias criadoras e originais. (Dicionário Priberam)
  • A capacidade de desestruturar a realidade e reestruturá-la de outras maneiras. (Autor desconhecido)
  • A habilidade para pensar diferente. (Antonio Carlos T. da Silva)
Numa outra abordagem, Virgílio V. Vilela define criatividade como uma ação concebida na mente da pessoa que a mesma nunca viu, ouviu ou sentiu antes.
A criatividade tem suas raízes na infância e pode ser desenvolvida por meio da educação criativa e inovadora, apoiada pela aprendizagem das artes e a estimulada pelos educadores e pais. É ainda muito comum a maioria da população não ter acesso a uma educação de qualidade, capaz de impulsionar e desenvolver essa capacidade de criar.
Um dos principais pressupostos para a criatividade ser desenvolvida é a imaginação, que é um aspecto intrínseco ao ser humano e lhe possibilita trabalhar e combinar ideias e fatos conhecidos a fim de gerar novas ideias. A imaginação permite ao indivíduo formar pensamentos abstratos e está intimamente associado à capacidade intuitiva.
Existe uma diferença entre a inteligência e a criatividade. Enquanto a inteligência abrange a capacidade de compreender, aprender e contextualizar, a criatividade traz a capacidade de gerar novas ideias, conhecimentos e de pensar diferente.
Pode-se dizer que cada pessoa tem uma capacidade de criar, o que varia é a área da habilidade criativa. A criatividade está tradicionalmente associada ao talento. Mas o talento, sem ser desenvolvido e trabalhado, não chega a se manifestar em sua plenitude.
A criatividade tem que ser cultivada e praticada. Não é fácil criar novas coisas de acordo com demandas. As novas profissões relacionadas à criatividade requerem mais do que um talento. Todos os artistas, designers, pintores, escritores precisam conhecer e sempre aprimorar as suas técnicas de criatividade para não reproduzir as mesmas invenções que, com o tempo, já não são inovadoras.
E você, como está usando sua criatividade?
Processo Criativo
Um processo criativo envolve os seguintes passos:
  • Percepção do problema: Envolve sentir o problema ou desafio.
  • Teorização do problema: Abstração ou imaginação de um modelo teórico ou mental.
  • Descoberta da solução: É o momento de revelação da solução em que você recebe o insight, com impacto do tipo “eureka!”.
  • Produzir a solução: Conversão de uma ideia mental em ideia prática. É considerada a parte mais difícil, no estilo “1% de inspiração e 99% de transpiração”.
A realização da ideia é a parte mais trabalhosa do processo criativo. Nem sempre uma boa ideia traz um resultado satisfatório.
Como impulsionar a sua Criatividade?
  • Faça anotações.
  • Desenvolva sua curiosidade.
  • Procure escrever, ao menos, uma ideia por dia.
  • Armazene suas ideias.
  • Aprenda a escutar, ouvir e observar.
  • Preste um pouco mais de atenção às crianças e aos idosos.
  • Compreenda primeiro; depois, julgue.
  • Aprenda a gostar de problemas, eles são excelentes oportunidades para criar.
  • Perca o medo de perguntar.
  • Coloque as ideias em ação.
  • Evite situações que enfraqueçam o cérebro.
  • Use o seu tempo ocioso com sabedoria.
  • Divirta-se trabalhando e trabalhe divertindo-se.
  • Mantenha-se sempre de bom humor.
  • Trabalhe duro.
Fonte: Professor Horácio Soares, em Desenvolvendo a Criatividade.
Criatividade como prioridade política
Criatividade, inovação e ciência fazem parte da agenda pública.
Por exemplo, o ano de 2009 foi escolhido, pela União Europeia, para ser o Ano Europeu da Criatividade e da Inovação (AECI), que tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a importância da criatividade e da inovação enquanto competências-chave no desenvolvimento pessoal, social e econômico.
A seguir, algumas organizações que trabalham diretamente com essa temática, estimulando a criatividade.
Academia da Criatividade (SP) – Centro Avançado de Desenvolvimento do Pensamento Criativo, é uma organização que tem como missão “desenvolver as aptidões criativas dos indivíduos utilizando fortes conceitos teóricos associados a vivências profundamente transformadoras, devidamente disfarçadas de entretenimento”.
American Creativity Association (ACA) – É a organização nacional de profissionais na área da criatividade. Através dos seus programas e serviços, indivíduos e organizações, oferece oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento profissional e networking. É dedicada a fomentar o uso da criatividade em toda a nossa sociedade para o aprimoramento da condição humana.
Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade – É uma associação científico-pedagógica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o estudo científico e o desenvolvimento da criatividade e das suas múltiplas aplicações nos diversos domínios da atividade humana.
Creative Education Foundation – É uma organização, sem fins lucrativos, de líderes no campo da teoria da criatividade e prática. A Creative Education Foundation é um centro de Imaginação Aplicada, com a missão de ajudar os indivíduos, as organizações e as comunidades a transformarem-se à medida que enfrentam os desafios do mundo real.
Fábrica da Criatividade (SP) – É uma organização que tem como missão “Ser um espaço criativo de cultura, educação e arte, que estimule potenciais humanos e amplie perspectivas da comunidade do Capão Redondo”.

Links

Cultura de Paz


A construção da paz começa a partir de uma atitude pessoal que pode se reflete depois em diversos campos da vida, no meio ambiente, na sociedade, na saúde coletiva entre outros. Essa discussão se fortalece a partir da crescente visão da interdependência global e da responsabilidade universal pela construção de um novo mundo e coloca este tema como uma das principais ações educativas, que promovem fontes efetivas de paz no mundo.
cultura de paz 1
A juventude hoje é que tem sido o maior alvo dos problemas sociais, políticos e ambientais que vem se acumulando dede o desenvolvimento do capitalismo. O surgimento da violência, do crime e dos comportamentos destrutivos, situações nas quais os jovens são vítimas potenciais, mostram a grande tarefa que a juventude tem de transformar estes padrões que tem promovido tanta guerra no mundo.
Enquanto movimento, a Cultura de Paz iniciou-se oficialmente pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999 e empenha-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança – como o desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, pobreza extrema e degradação ambiental – utilizando com principais ferramentas a conscientização, a educação e a prevenção.
De acordo com a UNESCO, a cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos” e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo.
Os processos e padrões da segurança pública, da guerra e da paz estão no processo de mudança. Nos 10 últimos anos tem crescido o número de grupos terroristas organizados e isto tem sido uma das varáveis para outro tipo de guerra onde eles estão instalados. Hoje há mais de 14 guerras e conflitos armados em andamento.
Segundo relatórios da OMS a violência mata mais de 1,6 milhões de pessoas no mundo a cada ano e outros milhões de pessoas são mutiladas devido a ataques. Os índices de assassinato e violência doméstica têm crescido espantosamente em várias partes do mundo. O Presidente da OMS, alerta para a necessidade de se investir em educação para desenvolver uma compreensão diferente da violência, pois muitas pessoas pensam que a violência é algo pessoal e não social, e ignoram as conseqüências destes atos para a sociedade como um todo.
A proposta da cultura de paz busca alternativas e soluções para estas questões que afligem a humanidade como um todo, não se foca na questão da violência, mas na paz como um estado social de dignidade onde tudo possa ser preservado e respeitado. Estes pontos são um dos grandes desafios da construção de uma cultura de paz.
De acordo com David Adams, a cultura de paz tem como base oito pilares:
1. Educação para uma cultura de paz
2. Tolerância e solidariedade
3. Participação democrática
4. Fluxo de informações
5. Desarmamento
6. Direitos humanos
7. Desenvolvimento sustentável
8. Igualdade de gêneros
É válido lembrar que para construir uma sociedade mais humana, é fundamental, que cada um começa por si mesmo e faça sua parte por meio de uma mudança de atitudes, valores e comportamentos que visem à construção de um mundo mais justo e melhor de se viver.
Assista esta reportagem sobre as possibilidades alternativas para que cada um comece a construir a cultura de paz:

Movimento Internacional por uma Cultura de Paz e Não-violência

O ano 2000 foi o ponto de partida para a grande mobilização, assim como foi o Ano Internacional para a Cultura de Paz. Foi neste momento que as Nações Unidas iniciou um movimento global para a cultura de paz criando uma “grande aliança” que unia todos os movimentos já existentes que já trabalhava em prol da cultura de paz nos 8 âmbitos de ação. Este movimento vem crescendo com a Década Internacional para a Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo (2001-2010).
(Resolução das Nações Unidas A /RES/53/25).
Este movimento representa uma oportunidade de participação que abre portas para que todos juntos possam trabalhar as possibilidades de transformação de uma cultura orientada pela desconfiança, competição e uso abusivo do poder em uma Cultura de Paz, diálogo e responsabilidade compartilhada.
Para saber mais, acesse.
Cultura de Paz – Documentos Internacionais

Algumas organizações e movimentos que trabalham com essa temática:

Agência Cultura de Paz – A Cultura de Paz é uma Agência de Comunicação focada na disseminação de conceitos, informações e estímulos às boas práticas, à valorização do capital humano.
AMISRAEL – O Mensageiro da Paz — É uma organização não governamental (ONG) com atuação internacional em prol da paz entre os povos e nações. Congrega pessoas de todos os países, raças, religiões e credos que se identificam com os ideais da AMISRAEL, dispostas a repudiar ao terrorismo e de promover incondicionalmente a paz.
Instituto Pólis – Convivência e Cultura de Paz – As rodas de Convivência e Cultura de Paz são vivências participativas e coletivas, que buscam identificar os principais desafios, experiências e poéticas dos grupos de jovens dos Pontos de Cultura. Através destas atividades serão identificados os conflitos e valores existentes, bem como formas e espaços de resolução através do diálogo e da convivência.
Tem como objetivo ser um pólo formulador e irradiador de criação e de compartilhamento de conhecimentos, práticas e políticas públicas de convivência e Cultura de Paz. Visa a convivência plural entre diferentes culturas, incentivando a compreensão do outro e de si mesmo.
Educadores para a Paz – É uma ONG de Porto Alegre que visa:
a) Contribuir para a prevenção e o combate à violência, através de programas e propostas metodológicas de educação para a paz e a não-violência;
b) Promover o desenvolvimento da educação para a paz através de programas de qualificação de educadores na área da educação para a paz e a não-violência;
c) Cooperar com as autoridades e entidades governamentais para a instituição de políticas educacionais voltadas para a construção de uma cultura de paz;
d) Desenvolver estudos e pesquisas, na perspectiva da construção de uma cultura de paz ativa, em intercâmbio com instituições acadêmicas e de desenvolvimento social;
e) Promover os valores da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos e de outros valores universais, através de programas de formação e integração comunitários, envolvendo crianças, jovens e adultos.
Gente que Faz Paz - O Programa Gente que Faz a Paz foi criado com o objetivo de capacitar voluntários e profissionais que atuam em projetos sociais, educacionais e ambientais para o comprometimento e promoção da Cultura de Paz.
Gente que Faz a Paz é o resultado de diversas parcerias desenvolvidas entre a UNIPAZ (Universidade Internacional da Paz), a associação Palas Athena, a URI (Iniciativa das Religiões Unidas), o Viva Rio, o Afro Reggae e a UNESCO.
Instituto Sou da Paz – O Instituto Sou da Paz é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que trabalha pela prevenção da violência no Brasil, procurando influenciar políticas públicas nessa área.
A missão do Instituto Sou da Paz é contribuir para a efetivação no Brasil de políticas públicas de segurança e prevenção da violência que sejam eficazes e pautadas pelos valores da democracia, da justiça social e dos direitos humanos, por meio da mobilização da sociedade e do Estado e da implementação e difusão de práticas inovadoras nessa área.
Movimento Cultura de Paz (BA) – O Movimento Cultura de Paz (MCPAZ) é uma rede de integração de coletivos, grupos, ong’s, movimentos, energias e seres na biorregião de Salvador alinhados com a cultura de paz, a formação integral do ser humano e a cura planetária.
UNIPAZ – A Rede Internacional UNIPAZ é composta por diversas unidades e foi criada para disseminar uma Cultura de Paz, promovendo a inteireza do ser a partir do paradigma transdisciplinar e holístico. Objetiva construir pontes sobre todas as fronteiras, contribuindo para a formação de uma nova consciência.
Vitae Civilis - Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz é uma ONG, que tem como objetivo contribuir para a construção de sociedades sustentáveis, ou seja, sociedades que conciliam o desenvolvimento humano, em todas as suas dimensões (econômica, cultural, social, etc.), associado à conservação ambiental, tendo democracia e justiça social como base.
Tem como missão “Promover o desenvolvimento sustentável por meio de apoio a elaboração e implementação participativa de políticas públicas integradas; gerar e disseminar conhecimento e práticas nas áreas de clima, energia, águas e de serviços ambientais; e fortalecer organizações e iniciativas de sociedade civil em tais áreas”.
Viva Rio – O Viva Rio é uma organização não-governamental, com sede no Rio de Janeiro, engajada no trabalho de campo, na pesquisa e na formulação de políticas públicas com o objetivo de promover a cultura de paz e o desenvolvimento social.
Zero a Seis – Instituto Primeira Infância e Cultura de Paz – É uma Organização que tem por missão “produzir e disseminar conhecimento científico relacionado à primeira infância – do período gestacional aos 6 anos – como instrumento de promoção da cultura de paz.

Links

Projeto Pedagógico Cultura afro-brasileira /Raças e Etnia


     Este projeto busca promover a releitura da história do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.

     A lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, procurando fazer acontecer mudanças necessárias. Aprendemos a história dos outros, ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui feitos afros de grande impor tância, principalmente em nosso país. Entretanto estes feitos são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.

Objetivos gerais

• Romper com o modelo pedagógico vigente, incluindo afro-brasileiros na condição de decisórios para a construção da sociedade.
• Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura afro-brasileira.
• Promover uma nova visão da história dos africanos do período colonial, com seus reinados e impérios, sua cultura e os reflexos sobre a vida do afro-brasileiro em geral.
• Garantir ao afro-brasileiro a construção de sua personalidade com referência em outros negros.
• Proporcionar condições ao afro-brasileiro de promover a cidadania e a igualdade racial, alcançáveis por meio de uma pedagogia multirracial.

Objetivos específicos

• Identificar tempo e espaço da origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil.
• Reconhecer que o tráfico humano foi uma atividade fundamental para o capitalismo mercantilista.
• Perceber os diferentes tipos físicos entre os africanos.
• Perceber os diferentes tipos de religião, costumes e línguas presentes na África.
• Constatar diferenças e semelhanças de vida entre afro-brasileiros e negros de outros países.
• Despertar para a africanicidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania.
• Reconhecer o papel do negro na definição e na defesa do território, os quilombos rurais e urbanos, o negro na periferia e na questão de posses de terras.
• Comparar o relacionamento entre africanos na era pré-colonial, no período de dominação europeia e na atualidade.
• Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc.

Avaliação

     Será considerada satisfatória se todas as etapas dessa atividade temática forem desenvolvidas, de modo a aperfeiçoar a democracia representativa, a construir consciência de igualdade e percebermos que todos cooperativamente podem construir uma sociedade mais fraterna e justa. Também que se consiga organizar a culminância marcada para 16 a 20 de novembro, de forma a congregar todas as turmas e suas produções e coincidir com o Dia Nacional da Consciência Negra e a presença eterna de Zumbi dos Palmares.


Ações do Projeto

• Questionar os alunos sobre o que sabem, que ideias e opiniões, dúvidas ou hipótese sobre o tema em debate, valorizando seus conhecimentos.
• Propor novos questionamentos.
• Desenvolver atividades com diferentes fontes de informações em livros, jornais, revistas, filmes, fotos, visitas, passeios e confrontar dados e abordagem.
• Trabalhar com documentos variados, edificações, plantas urbanas, mapas, instrumentos de trabalho, rituais, adornos, meios de comunicação, vestimentas, textos, imagens e filmes.
• Ensinar procedimentos de pesquisa, consulta em fontes bibliográficas, organização de informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos.
• Promover estudos e reflexões sobre diversidade de modo de vida e de costumes dos afro-brasileiros.
• Promover estudos e reflexões sobre a presença na atualidade de elementos afro-brasileiros na localidade.
• Debater questões do dia a dia dos afro-brasileiros.
• Construir com os alunos: resumos orais, em forma de textos, gráficos, linha de tempo, criação de brochuras, murais, teatros, danças, coreografias, comidas, vestimentas, instrumentos utilizados no trabalho, nos rituais, nas danças, exposições e estimular a criatividade expressiva.
• Propor pesquisa específica envolvendo rituais e superstições hoje concebidas que percorreram tempo e espaço na sociedade brasileira envolvendo a etnia afro-brasileira.
• Propor pesquisa científica envolvendo culinária afro-brasileira e sua inclusão no dia a dia do povo brasileiro, e em especial da comunidade local.
• Propor a culminância dos trabalhos em forma de feira pedagógica, com apresentações de todas as atividades planejadas.

Raça e Etnia

A discussão em torno do tema raça e etnia é uma dos debates mais constantes na sociedade contemporânea. Sobretudo porque este questão está no cerne dos conflitos que o mundo vem atravessando, sejam por causa das guerras entre os povos, os constantes conflitos étnicos, por exemplo, no oriente médio, seja por causa da exclusão social pela qual alguns grupos raciais passam em diversos países, aqui no Brasil, negros e índios, nos EUA os latinos dentre outros.
Diversidade Brasileira
Contudo estes conceitos precisam ser bem compreendidos antes de adentrarmos nas principais pautas de discussão relacionadas a este tema.
O conceito de raça está intimamente relacionado com o âmbito biológico, as diferenças decaracterísticas físicas que fazem daquele grupo social um grupo particular. Pode-secompreender melhor o que se quer dizer quando fala-se de raça quando se atenta para asquestões de cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética. O conceito de Etnia está relacionado ao âmbito da cultura, os modos de viver, costumes,afinidades lingüísticas de um determinado povo criam as condições de pertencimento naqueladeterminada etnia. Pode-se compreender melhor as questões étnicas a partir dos inúmerosexemplos que enchem a televisão de manchetes, como os eternos conflitos entre grupos étnicosno oriente médio que vivem em disputa política por territórios ou por questões religiosas.
Porém estes conceitos não são suficientes para que se possa compreender a realidade dos setores sociais que sofrem com estas questões, sobretudo os negros e indígenas aqui no Brasil.

Juventude negra

A juventude negra experimenta hoje um grande desafio no que tange reverter à realidade histórica dos negros, realidade essa que vem sido inscrita no país desde a chegada dos colonizadores há 500 anos. A dimensão de se pensar a juventude negra brasileira é que ela representa o maior seguimento populacional de jovens do país; São 16 milhões de jovens, o que significa que 47% da juventude brasileira é negra. Isso deveria merecer uma maior atenção nas políticas públicas de forma a reverter à discriminação racial, desigualdade econômica e a falta de acesso a lazer e educação, que são uma realidade cotidiana da maioria dos jovens negros.
Igualdade racial
Conquistas importantes na luta do negro no Brasil
Atualmente e existem algumas leis que protegem os negros da discriminação racial. A Lei nº 9.459 , que complementou a Lei nº 7.716, define o racismo como crime.
Outra conquista importante no âmbito da educação e da preservação da cultura dos negros foi a Lei nº 10.639/03, que alterou a Lei nº 9.394/96 – das Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática de História e Cultura Afro-Brasileira.
Outra lei importante é a de cotas para negros nas Universidades, que assegura 20% das vagas em Universidades para negros, pardos e indígenas. Confira aqui o projeto e a lei sancionada..
A juventude negra continua no mesmo movimento histórico que sua raça desenhou desde que chegou como escravos no país, criando espaços de resistência com o objetivo de articular um diálogo entre a juventude negra do país. Os jovens negros tem utilizados ferramentas da internet para promover discussão e articulação dos jovens em fóruns estaduais e nacionais, a partir da organização dos ENJUNE, Encontro Nacional de Juventude Negra.

Também existem várias ações que estão sendo desenvolvidas em diferentes setores e lideranças sociais onde a juventude negra atua junto a juventude organizada no sentido de buscar uma unificação com as reivindicações mais globais.
Porém a forma mais simples que a juventude negra está usando para mobilizar os jovens é através de ações culturais como o hip hop, dos grupos de capoeira entre outros que abrem mais informais para um movimento mais amplo de denúncia do racismo, a discriminação, a violência e a falta de oportunidades imposta pela sociedade a este seguimento.
Vale salientar que a Juventude Negra como organização é fruto do Movimento Negro que vem ao longo da história lutando, resistindo e propondo políticas públicas como atualmente o estatuto de igualdade racial na perspectiva do Movimento Negro, e a luta pela implementação de um plano político de igualdade racial no Brasil.
Saiba mais sobre o ENJUNE no encontro de São Paulo e a história do Movimento Negro
Você sabia?
O Dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra. Nesta data é feriado em algumas cidades do país, ela representa a luta e comemoração de todas as conquistas do Movimento Negro até hoje. Esta data foi escolhida em homenagem a Zumbi, líder do quilombo dos Palmares. Este quilombo foi considerado o maior foco de resistência negra à escravidão. Zumbi lutou bravamente contra a escravidão dos negros no Brasil e foi assassinado em 1695 entrando para a história como um exemplo de resistência e de luta.

Juventude Indígena

indios
Assim como a juventude negra, a juventude indígena também enfrenta uma série de desafios na sociedade atual, que vão desde a necessidade de educação e formação profissional, acesso a tecnologia, a falta de acesso a condições mínimas de saúde.
Os dados sobre juventude indígena apontam índices alarmantes de alcoolismo, infecção pela AIDS e DSTs e tal situação merece uma atenção em forma de políticas públicas voltada para trabalhos educativos que levem em consideração a cultura destes povos.
Algumas ações estão sendo feitas para promover discussões em trono da juventude indígena é a Conferência Livre da Juventude Indígena, como a que ocorreu no estado de Alagoas, em janeiro de 2008 contando com a participação de mais de trezentos jovens indígenas e também o Seminário Cultural da Juventude Indígena que já está da terceira edição são espaços onde a juventude indígena está se articulando e pensando sua realidade.

JUVENTUDE XUCURU, Engajamento e comprometimento!
Pode-se fazer um destaque a luta da juventude indígena no trabalho que vem sendo feito nas aldeias Xucuru de Ororubá, onde está sendo feito um forte resgate das práticas de sociabilidade e ritualística tem servido para uma reorganização política e cultural deste povo.
Desde que o jovem, filho do cacique Chicão que foi assassinado, assumiu p comando da tribo, isso redefiniu o papel da participação da juventude, participando intensamente das retomadas de terra indígena e dos rituais tradicionais das aldeias contribuindo para um novo papel da juventude entre os Xucurus.

Links: