Postagens populares

quarta-feira, 7 de março de 2012

videos : obesidade !!!!! E bullemia!!!!!!SAÚDE NA ESCOLA

SAÚDE NA ESCOLA: Brincadeiras que movimentam o corpo são formas de evitar a obesidade infantil



Tempo de áudio – 1min40seg
LOC/REPÓRTER: Hoje em dia, videogame, TV e jogos eletrônicos são as principais diversões de crianças e adolescentes.  Paradas em frente a uma tela, elas costumam esquecer de fazer atividades físicas ou simplesmente de brincadeiras, como esconde-esconde, amarelinha, queimada e futebol. A falta dessas atividades pode ser a grande causadora da obesidade. Por isso, estudantes de escolas públicas participam da Semana Saúde na Escola. A coordenadora geral de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, alerta para importância do resgate das brincadeiras de rua no combate a obesidade.
TEC/SONORA: coordenadora geral de vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde – Deborah Malta
"No contexto onde as crianças estão cada vez mais ganhando peso, a atividade física é um elemento fundamental. E a criança ativa ela vai se transformar em um adolescente ativo, um adulto ativo. E a gente tem mesmo que competir com a TV, com o videogame".
LOC/REPÓRTER: Segundo Deborah Malta, o ideal é buscar o meio termo, mantendo os eletrônicos e as brincadeiras que movimentam o corpo. É o caso de Ludmila Alves, mãe do estudante Caio, de sete anos.
TEC/SONORA: mãe do estudante - Ludmila Alves Couto
"Caio é uma criança atípica, porque ele adora brincar na rua com bicicleta, ele corre o dia inteiro. Mas também ele brinca com videogame e assiste bastante televisão. Então assim, ele não é sedentário".
LOC/REPORTER: O menino conta que gosta dos dois tipos de atividade.
TEC/SONORA: estudante – Caio Couto Veloso Barbosa
"Jogar videogame, XBox, jogar futebol, andar de bicicleta na rua, andar de skate essas coisas".
LOC/REPÓRTER: A recomendação do Ministério da Saúde, seguindo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde, é de que a criança pratique pelo menos cinco horas de atividades físicas por semana. 

SAÚDE NA ESCOLA: Alimentação saudável para combater a obesidade



Tempo de aúdio - 1min54seg
LOC/REPÓRTER: Um dos temas em destaque na Semana de Mobilização Saúde na Escola é a alimentação saudável, com foco na prevenção à obesidade. O problema atinge 16 por cento das crianças brasileiras, segundo dados do Ministério da Saúde. É o exemplo do estudante Vinícius Torres, de apenas oito anos, que é bem objetivo quando perguntado sobre o que mais gosta de comer:
TEC/SONORA: estudante – Vinícius Torres
"Eu gosto de tomar refrigerante, tomar sorvete, eu gosto de comer hambúrguer, cachorro quente e salgadinho."
LOC/REPÓRTER: Pensando na alimentação saudável das filhas, Valéria Andrade, mãe de Manoela de oito anos, e de Júlia de dois, prefere não ter em casa produtos industrializados:
TEC/SONORA: mãe de Maoela e Júlia – Valéria Andrade
"Evito mandar para a escola aquele suco de caixinha, prefiro fazer, às vezes, levando só água, mas elas gostam realmente do suco de caixinha. É melhor evitar comprar e ter na geladeira."
LOC/REPÓRTER: Ao cuidar da alimentação e evitar a obesidade, a criança e o jovem vão ter menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até alguns tipos de câncer. É o que explica a coordenadora de Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.
TEC/SONORA: coordenadora de Nutrição do Ministério da Saúde – Patrícia Jaime
"Os alimentos ultraprocessados, os alimentos industrializados com uma grande quantidade de gordura, manipulados, são alimentos que não devem ser consumidos de forma regular. Os estudos têm sinalizado um grande impacto do ponto de vista de aumentar o risco para doenças crônicas não transmissíveis pela grande quantidade de sódio, de gordura, de açúcar e também pela sua alta densidade enérgica, ou seja, a quantidade de calorias que tem por volume."
LOC/REPÓRTER: O Ministério da Saúde preparou um guia de sugestões com dicas de como os municípios podem trabalhar o assunto com os estudantes. Para conhecer, basta acessar o guia pela internet no endereço: www.saude.gov.br/pse.
Reportagem, Hortência Guedes 

POSTURA: Mulheres devem ficar atentas ao excesso de peso nas bolsas



Tempo de áudio – 1min35seg
LOC/REPÓRTER: Até hoje um mistério para muitos homens, a bolsa de uma mulher costuma reunir muitos e diversos objetos. Batom, celular, chaves, maquiagens, carteira, remédios e guarda-chuva são alguns itens considerados de primeira necessidade para muitas delas. No entanto, o excesso de peso nas bolsas pode ser um grande vilão para a saúde das mulheres. Segundo especialistas do Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, ligado ao Ministério da Saúde, o peso pode acarretar doenças relacionadas à má postura, tendinites, hérnia de disco e desgaste dos discos da coluna. O ortopedista do Centro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do Into, Marcus Vinicius Galvão Amaral dá exemplos de bolsas que podem prejudicar a saúde da mulher e ressalta sobre o uso da bolsa transpassada.
TEC/SONORA: ortopedista do Centro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério da Saúde – Marcus Vinicius Galvão Amaral
"Uma bolsa que fique unilateral, ela não é boa. Porque você sobrecarrega um lado do corpo em relação ao outro. Se você utiliza, por exemplo, mochilas. Mochilas. O conceito dela é interessante. Você distribui dos dois lados do seu corpo o peso, mas por outro lado, ela força a sua coluna em inflexão e isso não é bom. Daí talvez a ideia de que a bolsa transpassada pode distribuir o peso um pouco melhor".  
LOC/REPÓRTER: O ortopedista do Into, Marcus Vinicius Galvão Amaral relata que para diminuir o risco de doenças nas mulheres é necessário manter hábitos de vida saudáveis. Para o médico, é muito importante realizar exercícios com frequência e não esquecer do alongamento ao final da atividade.
Reportagem, Alexandre Penido
Reportagem, Alexandre Penido
Produção da Web Rádio Saúde/Agência Saúde - Ascom/MS
Confira a programação ao vivo, notícias e podcasts da Web Rádio Saúde


ECONOMIA DOMESTICA



Assunto geral:-  A  famíliaAssunto específico:-  Economia  Texto:-    Isaias 55:2 ;  João  6:12I  )- INTRODUÇÃO:-   O equilíbrio  financeiro proporciona bem estar no lar.  Boa  (%) porcentagem das brigas em família,  advém da má  administração dos ganhos,  ou seja, da receita. O bom senso é um fator indispensável, pois muitas vezes adquire-se coisas sem  estabelecer prioridades para o lar, ou pelo menos  para o momento que  se está  atravessando.  NOTA:-  Temos que Ter uma postura correta diante do dinheiro. O mesmo tem que servi-lo  e não  você servir ao dinheiro.    I Timóteo  6: 6-10
 CAPITALISMO   Estamos em um país em que o sistema é capitalista, ou seja, o investidor  quer  mais e mais e nunca estão satisfeitos.  É como um saco sem fundo.Despedem seus funcionários e os substituem por computadores, não  se importando a mínima com o elemento humano,  e sim,  com os lucros.  
A qualidade dos produtos cai,  muito embora,  se fala tanto  em ISO 9000, porém, os produtos não têm mais a mesma resistência.  Sabe por que ?  Para acabarem  mais rápido e as pessoas voltarem a consumir.  Isto é  capitalismo
No Brasil, cada plano econômico que eles lançam,  nós  sofremos seus efeitos de teste.  Parece que  somos um laboratório gigante.  Mas o que isto tem a ver com os problemas na família?  Tudo!  Tem tudo  a  ver,  pois afeta o seu relacionamento com   a esposa,  filhos,  e até mesmo  na  sua vida  espiritual,  muito embora não deveria, mas está acontecendo.   O desempenho sexual do casal cai bastante,  pois a ansiedade  se instala  e logo vem a insatisfação.  É só não ter o dinheiro para o aluguel, luz, água, leite p/ os filhos etc. que os conflitos começam.
PLANEJAMENTO FAMILIAR  Significa programar seus gastos, colocar no papel, relacionar mensalmente a receita e as despesas para que haja um controle da situação.
EXEMPLO:-     Seu salário representa 100% A partir daí distribua em porcentagem conforme segue abaixo:-
10%  dízimo (pertence ao Senhor),  seja fiel, deve encabeçar a lista;
?  %  despesas  fixas (água, luz, telefone, IPTU,  (estas despesas você terá todos os meses);
? %  compra mensal (logicamente você  terá que ir ao mercado todos os meses)  considere;
?  %  feira,  açougue,  padaria;
?  % vestuário (este não precisa   ter  todos  os meses, compra-se quando puder);
? %  atividades diversas (passeio, viagem, lanches) são boas, mas devem ser feitos com critérios;
? % investimentos  (poupança, parcelas de terreno),  são coisas  que valorizam, principalmente em imóveis. (porém, deve ser feito se o ganho mensal permitir). Às vezes uma renúncia para se adquirir outras coisas ajuda.
 **Veja na próxima página um demonstrativo bem simples e de fácil  entendimento:-
RENDA FAMILIAR   =    R$  800,00   LÍQUIDO
DESCRIÇÃO  DOS GASTOS  VALOR GASTO       SALDO FINAL
Dízimo               80,00                    720,00
Água                    20,00                   700,00
Luz                       35,00                   665,00
Telefone                35,00                 630,00
Compra                 150,00              480,00
Padaria                   40,00                  440,00
Feira                      40,00                  400,00
Açougue                 50,00                350,00
Prestação de roupa    50,00           300,00 
Prestação de terreno (aplic)               250,00           50,00Saldo final para  gastos diversos, e/ou aplicar  na Poupança.                                              50,00   
 NÃO GASTE MAIS DO QUE VOCÊ GANHA· 
 O que você ganha com esforço deve ser gasto com critério;·  
   Seu  salário representa o suor do teu rosto, o desgaste da vida, portanto, gaste de forma correta; 
    Alguns ganham mais do que outros, porém,  vivem como se ganhassem menos. Por que?
a)- Quem ganha menos não faz milagres, não é isto;
b)- O problema é que quem ganha mais (neste caso citado) não está sabendo    administrar;
c)- Ganha-se bem, porém,  administra-se   mal; 
ALGUNS ELEMENTOS DA ECONÔMIA  DOMÉSTICA 
·         Crie prioridades em ordem cronológica.  (exemplo) : Entre consertar as goteiras do telhado e comprar um aparelho de som para o carro. 
  Qual é a prioridade?  Responda  você mesmo.
·         Se puder faça um fundo de reserva para eventuais necessidades. (isto é sábio);
·    Marque o que vai comprar antes de sair de casa, isto lhe dará equilíbrio. Na rua você será  bombardeado por ofertas do capitalismo, que vão  incitar os vírus do consumismo;
·   Saiba quando comprar, Derrepente  não é o momento certo para se adquirir determinada coisa;
·  Saiba aonde comprar, vá aonde a oferta e maior do que a procura.  Ex. tem roupa da mesma  marca e qualidade, que está na loja do Sr. Francisco, mas que também está na boutique  fulana de tal.   Na boutique é mais caro, porém, devido o viver de aparência, a pessoa não quer entrar na  lojinha  do Sr. Francisco;
·   Nunca saia de casa com fome,  isto lhe ajudará a comprar somente o necessário, principalmente em se tratando de supermercado;
·   Faça você mesmo.  Não pague para fazer.  Ex. o jardim da casa, uma pintura, consertar  uma torneira,  etc.
·         Não faça prestações longas.  Ex. um aparelho de som  custa R$  800,00  à vista.
 À   prestação em 10  x  de R$  105,00  (eles dizem que está sem juros)  custará então  : R$  1.050,00  no se preço final, ou  seja,  R$ 250,00 a mais.
Conselho meu :-   Se você guardar durante 10 meses R$ 80,00 você  poderá comprá-lo à vista, e R$  80,00  reais é menor do que R$ 105,00  reais. A  questão na verdade é que não  temos paciência de   esperar e queremos ter o aparelho na hora.
·  Tenha cuidado para não precisar de agiotas;  Não vou dizer que o problema em si,  são eles e sim,  que  se você está precisando deles é porque alguma coisa errada está acontecendo com você. 
   Provérbios   22: 7· Para que isto não aconteça, não gaste mais do que você ganha;·  
  Não viva de aparência,  valeria a pena se sacrificar para mostrar algo que na verdade não existe?
   Veja  esta história:-    “Certa  família  gostava de viver de aparência, com isto sempre estava mostrando às outras pessoas uma falsa realidade. Eles chegaram  ao extremo, quando um dia o homem da casa   fez um esforço e adquiriu uma  antena de televisão (parabólica).  A esposa perguntou porque ele havia comprado a antena se não tinham a televisão.  Ele  respondeu:-   pelo menos quem passar na rua  vai  pensar que nós temos TV.”  Isto é um absurdo!  Devemos viver o padrão  de vida que realmente  está a  nossa altura,  não devemos fazer sacrifícios de tolos. 
CRIE  PRIORIDADES 
 Todo bom administrador (marido/mulher)  sabe estabelecer  prioridades.
   Conceito:- Prioridade é o senso de percepção em estabelecer o que é mais  importante para o momento, e até mesmo para o futuro.  Exemplo:-  Derrepente  sua esposa está lavando roupa em um tanque baixo, um frio terrível  e você trocando as rodas do seu carro (roda esporte).  Isto é falsa aparência. É não estabelecer prioridades.
Nota:-  A prioridade numero um (1)  sempre causa bem estar ao lar.  Evitar  exibir falsa riqueza é  uma regra segura para a  economia no lar.   Provérbios 13:7
Tem  vários crentes, isto em todas as denominações, que andam todo “empetecados.”  (parecem burguês) , mas na verdade, estão devendo tudo, sem falar que as vezes não costumam nem pagar as contas.   Não vão aos cultos mais do que três  vezes com a mesma roupa, e já começam a reclamar  que estão  sem roupa para sair.
  Meu querido (a)  irmão (ã),  o importante na vida é  o bem estar do lar  e não o que os outros irão pensar e falar de ti.  Pare de viver em função do que os outros pensam, seja você.
ALGUMAS SITUAÇÕES
  Muitas situações são formadas por nós mesmos e, muitas vezes culpamos o diabo.  Mas na verdade o que  está  causando o problema é o próprio casal que não se entendem, não estabelecem  metas, não priorizam, não estão sendo uma só carne.
***vejam alguns  casos que existem:-
marido se acomoda no ganho da esposa,  com isto ela se vê na condição de dominadora;A esposa não quer saber quanto o marido ganha, o negócio dela é gastar e não economizar;
Os dois trabalham e ganham bem, mas não conseguem dar conta do  recado, ou seja, do orçamento mensal. Está faltando critério com os gastos.
A própria natureza não desperdiça nada, pois está  inserida nela a idéia de economia. Como  diz:-  “Na natureza nada se perde tudo se aproveita.”
Existe a participação  humana e a divina:-
   A  humana:-  Analisar, programar, priorizar, economizar, dizimar, etc.
   A Divina:-  Abençoar,  prosperar, ensinar, dirigir (se dermos lugar); 
CRIANDO UM SISTEMA ADEQUADO DE VALORES 
A adoção de um sistema adequado de valores resultará no seguinte:-
  Reconhecimento de que tudo o que eu possuo pertence a Deus: Bens, propriedades, dinheiro, poder aquisitivo.  Isto torna Deus responsável por “sua propriedade”. Assim, quer eu tenha ou deixe de ter, devo lhe ser grato. Esta foi a reação do patriarca Jô quando perdeu seus bens.   Jô  1:21
Fazer da sabedoria o objetivo de minha vida:  Temos uma maneira de ver as coisas, mas o principal é de ver da forma como Deus vê. Ao invés de adquirirmos mais coisas, acumulando riquezas, devemos usá-la para comunicar Deus às pessoas.   I João 2: 15 e 3: 23 a 24 
Quando alguém tem ou está adquirindo riquezas, deverá entender que isto é apenas um meio que Deus está utilizando para o seu propósito.
Ser flexível em ajustar-se a um ganho ou perda inesperada: O segredo da tranqüilidade financeira é nos ajustarmos ao nível mais baixo da nossa renda, para que, em tempos de abundancia, possamos dar e investir com sabedoria, em vez de pagar dívidas antigas.  Filipenses 4: 12
Aumentar ao máximo os meios que Deus dá, para podermos dar conforme ele nos orientar:  Em toda a bíblia aparecem advertências contra a preguiça. Deus espera que o homem aceite o que ele lhe deu e use-o no máximo.    Romanos 12: 11  e Provérbios 31: 27 e Eclesiastes 10: 18 . Mas também é importante a pessoa contentar-se com o que tem no presente.
Aprender a investir sabiamente:   Hoje se compra muitas coisas em função das propagandas, e também investe em coisas diversas sem pedir orientação do Senhor.
Cultivar um senso de percepção das necessidades dos outros:   As pessoas que nos rodeiam tem necessidades tais como: espirituais, psicológicas e físicas. Mas temos que determinarem quais dessas necessidades devem ser atendidas primeiras, quando se tem as três. Observando, porém, quais sãos as que Deus está lhe pedindo para prover.
Existem meios de cultivar o senso de percepção das necessidades dos outros, tais como:   veja na próxima página.
1} Observação: Não seja distraído, perceba o ambiente à sua volta.
2} Associação:  Envolva-se com as pessoas.
3} Conversação:  Através do diálogo pode-se detectar a necessidade de uma pessoa.
4} Procure descobrir:  O que Deus deseja realizar nas pessoas que Ele trás até nós.
5} Orando:  fielmente por tal pessoa.  
COMO FICAR LIVRE DE DÍVIDAS 
I}  LIBERDADE FINANCEIRA É:
Ausência de dívidas
Ausência de transações financeiras desonestas
Ausência da preocupação por falta de dinheiro necessário
É a possibilidade de dar segundo a orientação de Deus 
II} A LIBERDADE FINANCEIRA PRODUZ BENEFICIOS: 
Veja que na parábola dos talentos, fica claro que Jesus deseja fazer o máximo com aquilo que Ele nos deu.   Mateus  25: 14 a 30 m
Deus não desperdiça nada. Não constrói nada na vida de alguém sem ter um propósito certo. 
III } GASTOS E INVESTIMENTOS: 
Deve-se evitar pedir dinheiro emprestado e/ou investir em coisas que desvalorizam, e passar a investir em coisas que dão retorno.
Exemplo negativo:   Exemplo positivo: 
Veja alguns textos :-     Romanos 13: 8  ;  Provérbios  22: 7  ;  II Corintios 9: 8 a 15 
IV} EXERCITE EM COMPRAR À VISTA 
Conforme Deus vai entrando com providencia, será um indicador de quanto e quando deverá ser comprado tal coisa.
Procure dar chance a Deus de prover o necessário, antes de comprar. Detalhe: Ele pode prover tanto diminuindo as contas como aumentando a renda.
Para de usar cartões de crédito 
V} DEUS ENTRA COM PROVIDENCIA: 
“O trabalho do Senhor feito à sua maneira, não terá falta de sustento financeiro. Deus é suficientemente capaz de providenciar o dinheiro antes como depois, e Ele prefere fazê-lo assim.” 
Portanto, se a conta venceu e a pessoa não tem dinheiro, então Deus não está provando a sua fé.  Há outro propósito de sua parte. 
VI} TENHA CUIDADO AO SER FIADOR: 
È um problema sério ser fiador de alguém. Quantos irmãos já prejudicaram outros, não pagando suas contas; tome muito cuidado, ore a Deus para saber se deves ou não fiar alguém num determinado caso.  Se bem que lendo o textos abaixo, vamos verificar que em via de regra já não é aprovado por Deus.
Veja alguns textos:    Provérbios  
VII} RAZOES POR QUE DEUS PERMITE A INSUFICIENCIA DOS MEIOS: 
Ele está testando sua fé. Se entretanto a conta chegou e o dinheiro não, Deus não está testando sua fé.
·  Ele não precisa de dinheiro. A pessoa está preparada para enfrentar qualquer situação.
·   O dinheiro foi providenciado, mas desviado para outros recursos.
·  Há pecado.
·  A diminuição dos meios é a maneira pela qual Deus está preparando a pessoa para uma grande mudança. 
CONCLUSÃO 
Paulo disse certa vez:-  “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.  Tanto sei estar  humilhado como também ser honrado;  de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de  escassez; Tudo  posso naquele que me fortalece.”   Filipenses 4:11-13.
Que  Deus nos ajude!
  

terça-feira, 6 de março de 2012

APENAS MULHERES


 Cheias...
sonho...
areia...
vento....
tempo...
solidão...
contramão...
ilusão..
tentação..
ardor...
Sereia...
passeia...
concreto...
Mãe!
MULHERES SEJAM COMO FOR;
Belíssimas .
Graciosas... 
Sensíveis
Calor,
Afeto..
Discreto sinônimo de AMOR!
FELIZ DIA DAS MULHERES!!!!!!!!!!
Cleusa Maria P.. N.. Andrade
PARABENS!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Musica Cristal e àgua

Cristal e água = música

É interessante, mas até música tem usa ligação com a física. Você deve está imaginando: mas como? Muito simples: sabe aqueles números musicais em que as pessoas usam copos com água para emitir um som? Pois bem, isso é física. Ao ser esfregado, o copo de cristal vibra como uma corda de violino. O segredo disso está em um dos seus componentes: o chumbo.
O metal, além de dar brilho ao cristal, consegue deixá-lo mais firme. Assim, em vez de o copo de cristal absorver a maior parte da energia provocada pelo atrito com o dedo, como faz um copo comum, acaba devolvendo parte dessa energia em forma de som. A sonoridade é tão agradável que é possível fazer música usando vários copos.
Em entrevista a revista Mundo Estranho, o físico da USP, Cláudio Furukawa, afirma que “Quando variamos o nível da água, alteramos as condições de ressonância do copo. Fazemos com que ele vibre em frequências, ou notas, diferentes”.
Na Polônia, uma dupla de musicistas tiram melodias clássicas de um instrumento pra lá de frágil: uma harpa feita com copos de vinho, a qual Anna e Arkadiusz tocam apenas com as pontas dos dedos. Os dois produzem sons diferentes passando as pontas dos dedos molhadas nas bordas dos copos. O repertório é feito com as músicas clássicas mais populares, além de algumas composições próprias.
Mas tirar música do vidro não é novidade. Mozart e Beethoven compuseram várias obras numa harmônica de vidro, mas em meados do século XIX, o instrumento desapareceu do cenário musical europeu.
Fonte: Revista Mundo Estranho / Portal IG/TVIG

O que é um ano bissexto?A matemática do ano bissexto


      Você já notou que o ano de 2012 terá mais dias do que o ano de 2011? É que estamos em um ano bissexto, isto é, o mês de fevereiro não acaba no dia 28 e sim no dia 29. Como é possível notar, foi acrescentado um dia extra, ficando o ano com 366 dias. Mas porque isso acontece? Bem, no calendário gregoriano, o qual seguimos, o dia extra é incluído a cada 04 anos pelo fato de que o ano-calendário convencional possui uma pequena diferença em relação ao ano solar. Enquanto que no primeiro, o ano dura 365 dias para se completar; no segundo, dura 365,25 dias.  Esses 0,25 corresponde a um quarto de um dia. Portanto, a cada quatro anos existe a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar. Esse dia é justamente o que caracteriza o ano bissexto.
Mas quando surgiu? O ano bissexto passou a ser adotado em 238 a.C. no Egito, por Ptolomeu III (246-222 a.C.). O mesmo surgiu a partir da necessidade de sincronizar os dias do ano, uma vez que qualquer erro no calendário poderia afetar a agricultura, a base da economia dos povos antigos.
Alguns pensam que o nome “bissexto” é dado pelo fato de tal ano possuir 366 dias, o que não é correto. Na verdade, Julio César optou pelo mês de fevereiro e escolheu “fazer um bis” ou “duplicar” o dia 24, chamando-o de “antediem bis-sextum Calendas Martii”. Foi assim que surgiu o nome “bissexto”

Depois de descobrir porque um ano é bissexto você deve pensar: calcular um ano bissexto é super fácil. É só acrescentar quatro anos, oras! Mas não é bem assim. Se eu perguntar a você em 2014 quando será o próximo ano bissexto, você saberá responder sem fazer nenhuma pesquisa? Não! E usar a regra lógica dos quatro anos vai dar certo? Também não! Para não haver erros na hora de calcular algumas regras tiveram que ser criadas. Vamos a elas:
1- Todo ano divisível por 04 é bissexto.
Exemplos:
2012 / 4 = 503, então ele é bissexto!
2013 / 4 = 503,25, então NÃO é bissexto
2- Todo ano divisível por 100 não é ano bissexto. Exemplo: o ano de 1900 é divisível por 100, por isso não foi bissexto.
3- Mas se o ano for também divisível por 400 é ano bissexto. Uma curiosidade: O ano 2000 foi o primeiro a usar a terceira regra.

CESTARIA COM JORNAL


Material necessário:
  • jornal (ou revista)
  • tesoura
  • verniz
Etapas:
1. Corte uma folha inteira de jornal em quatro partes, ao comprido. Enrole cada uma das quatro partes a partir da ponta, na diagonal, para fazer os canudos de jornal.

Dica: deixe uma das pontas do canudo mais apertada que a outra.
2. Separe sete canudos de jornal para começar a trançar.
Coloque na mesa ou bancada quatro canudos (canudos 1 a 4), um ao lado do outro, com uma distância de aproximadamente 2 cm entre eles.
Traçando:
- Pegue o canudo 5 e comece a trançar perperdicularmente aos outros quatro, na porção central. Passe por cima do canudo 1, por baixo do canudo 2, por cima do canudo 3 e por baixo do canudo 4.
- Pegue o canudo 6 e repita a operação, dessa vez começando por baixo do canudo 1, por cima do 2, por baixo do 3 e por cima do 4.
- Trance o canudo 7 da mesma maneira que fez com o canudo 5. 
3. Pegue uma das pontas do canudo 1 e comece a trançar, passando por baixo do canudo 2, por cima do 3, por baixo do 4, por cima do 5, por baixo do 6  e assim sucessivamente.
4. Quando o canudo 1 estiver quase todo trançado, pegue um novo canudo e emende nele para continuar a trançar.

Dica: encaixe a ponta do canudo novo por dentro ou por fora da ponta do canudo 1 (lembre-se que os canudos tem uma ponta mais justa que a outra).
5. Continue trançando até atingir o tamanho da cesta que você quer.

Dica: para fazer cestas mais altas você pode emendar novos canudos nos canudos da base ( 2, 3, 4, 5, 6 e 7).
6. Quando alcançar o tamanho desejado, faça os arremates escondendo as pontas que sobrarem.

Dica: passe verniz na cesta para impermeabilizá-la. Se preferir, use verniz incolor para depois poder dar um acabamento com tintas coloridas.

Oficina de papel machê O que você precisa: papel (meio balde) água bacia e balde peneira ou escorredor de macarrão liqüidificador ou pilão 200 g de cola branca 2 ½ colheres de sopa de gesso de secagem lenta 1 colher de sopa de gesso comum 2 colheres de sopa de farinha de trigo 1 tampa de vinagre ou formol ou desinfetante Etapas 1. Pique o papel e deixe de molho durante um dia ou uma noite para amolecer. 2. Encha o liqüidificador de água e coloque um pouquinho de papel - são 3 partes de água para 1 parte de papel. Bata por dez segundos e desligue. Espere 1 minuto e bata novamente por mais 10 segundos. 3. Despeje numa peneira e depois esprema a papa de papel até sair todo o excesso de água. 4. Esfarele a papa de papel e espalhe numa bacia. Misture a cola branca, o formol, o gesso de secagem lenta e o gesso comum até ficar uma massa homogênea. Junte à essa massa 2 colheres de sopa de cola de farinha de trigo para que não fique partindo. COMO FAZER A COLA DE FARINHA DE TRIGO: cozinhe em fogo baixo 2 colheres de sopa de farinha de trigo em 2 dedos de água até engrossar como mingau. PRODUTOS: cestos, móbiles, esculturas, relógios, porta-retratos CONSERVAÇÃO: a massa deve ser usada no máximo de um dia para outro. Num pote plástico, na geladeira, ela pode ser conservada por meses.

Oficina de papel machê
O que você precisa:
  • papel (meio balde)
  • água
  • bacia e balde
  • peneira ou escorredor de macarrão
  • liqüidificador ou pilão
  • 200 g de cola branca
  • 2 ½ colheres de sopa de gesso de secagem lenta
  • 1 colher de sopa de gesso comum
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 tampa de vinagre ou formol ou desinfetante
Etapas
1. Pique o papel e deixe de molho durante um dia ou uma noite para amolecer.
2. Encha o liqüidificador de água e coloque um pouquinho de papel - são 3 partes de água para 1 parte de papel.
Bata por dez segundos e desligue. Espere 1 minuto e bata novamente por mais 10 segundos.
3. Despeje numa peneira e depois esprema a papa de papel até sair todo o excesso de água.
4. Esfarele a papa de papel e espalhe numa bacia.
Misture a cola branca, o formol, o gesso de secagem lenta e o gesso comum até ficar uma massa homogênea.
Junte à essa massa 2 colheres de sopa de cola de farinha de trigo para que não fique partindo.
COMO FAZER A COLA DE FARINHA DE TRIGO:
cozinhe em fogo baixo 2 colheres de sopa de farinha de trigo em 2 dedos de água até engrossar como mingau.
PRODUTOS:
cestos, móbiles, esculturas, relógios, porta-retratos
CONSERVAÇÃO:
a massa deve ser usada no máximo de um dia para outro. Num pote plástico, na geladeira, ela pode ser conservada por meses.

O que você precisa:
  • papel (meio balde)
  • água
  • bacia e balde
  • peneira ou escorredor de macarrão
  • liqüidificador ou pilão
  • 200 g de cola branca
  • 2 ½ colheres de sopa de gesso de secagem lenta
  • 1 colher de sopa de gesso comum
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 tampa de vinagre ou formol ou desinfetante
Etapas
1. Pique o papel e deixe de molho durante um dia ou uma noite para amolecer.
2. Encha o liqüidificador de água e coloque um pouquinho de papel - são 3 partes de água para 1 parte de papel.
Bata por dez segundos e desligue. Espere 1 minuto e bata novamente por mais 10 segundos.
3. Despeje numa peneira e depois esprema a papa de papel até sair todo o excesso de água.
4. Esfarele a papa de papel e espalhe numa bacia.
Misture a cola branca, o formol, o gesso de secagem lenta e o gesso comum até ficar uma massa homogênea.
Junte à essa massa 2 colheres de sopa de cola de farinha de trigo para que não fique partindo.
COMO FAZER A COLA DE FARINHA DE TRIGO:
cozinhe em fogo baixo 2 colheres de sopa de farinha de trigo em 2 dedos de água até engrossar como mingau.
PRODUTOS:
cestos, móbiles, esculturas, relógios, porta-retratos
CONSERVAÇÃO:
a massa deve ser usada no máximo de um dia para outro. Num pote plástico, na geladeira, ela pode ser conservada por meses.

OFICINA DE PAPELAGEM


O que você precisa:
  • Jornal
  • papel de seda ou de embrulho de pão
  • bacia sem reentrâncias e curvas
  • vaselina cremosa
  • cola branca ou goma de qualquer tipo
  • pincel
  • papel de presente
  • tinta acrilex para artesanato
Etapas:

1. Passe vaselina por dentro da bacia.
2. Corte o jornal em tiras.
3. Cole as tiras na bacia até completar sete camadas.
4. Cole tiras de papel de seda ou de pão por cima para dar o acabamento.
5. Deixe secar completamente. Retire a peça girando e puxando.
Efeitos decorativos:
Pinte ou cole papel de presente.
Variação:
O mesmo processo pode ser feito passando a vaselina e colando o papel por fora da vasilha.

Caderno Criativo


Na volta às aulas, uma boa opção é o chamado caderno criativo. Muito simples de ser feito, o caderno é um bom exemplo de combate ao desperdício de papel e ainda reforça o bolso nos tempos de crise.
O que você precisa: 
  • Folhas de papel com um lado usado;
  • barbante;
  • borracha;
  • cola bastão;
  • cola branca;
  • encartes coloridos de jornais/revistas;
  • estilete;
  • furador de papel;
  • lápis;
  • caixa usada de papelão;
  • pincel;
  • tesoura.
Etapas
MIOLO
1. Separe um grupo de folhas. Dobre uma folha ao meio, levemente, para fazer um vinco central.


2. Dobre a folha, de cada lado, até o vinco central. Deste modo ficarão marcados dois vincos laterais.
Os vincos laterais servirão de referência para a furação das folhas.


3. Posicione o centro do furador de papel em um dos vincos laterais e faça os furos. Repita a operação para o outro vinco lateral.
Utilize a folha marcada como base para furar as outras folhas do caderno.


CAPA
1. Recorte dois pedaços de papelão um pouco maiores que as folhas.

2. Faça um desenho numa folha branca, recorte e cole na capa.
3. Usando os encartes de jornais e revistas, recorte caquinhos coloridos.
Preencha a figura na capa fazendo um mosaico com os caquinhos de papel colorido.


MONTAGEM
1. Marque os furos na capa, tendo como referência uma folha branca já furada.
2. Faça os furos com o estilete ou a tesoura. Coloque um pedaço de papelão embaixo das folhas e a outro em cima. Comece a costura com o barbante pelo segundo furo.

3. Faça a costura de acordo com o esquema acima. Dê um nó bem justo quando chegar no passo número 6.
Uma dica: o barbante deve ter duas vezes o comprimento da capa do caderno.

4. O caderno está pronto. Use sua imaginação para criar outros modelos de capa.

Caixinha de Presente


O que você precisa: 
  • embalagens de papelão fino
  • papel de embrulho de pão
  • tesoura
  • cola branca
  • pincel velho
  • rolo de papelão grosso
  • tinta para tecido (diversas cores)
  • pregador de roupa
  • furador de papel ou prego grosso
  • fita de seda
Etapas
1. Abra a embalagem.
2. Abra o papel de embrulho e amasse-o bem. Em seguida abra o papel e repita o processo.

3. Recorte as abas de uma das pontas da embalagem; deixe apenas uma das abas principais. Passe cola na parte superior da embalagem e espalhe em toda a superfície com o pincel.
4. Cole o papel de embrulho de pão na embalagem.
5. Com o auxílio de um rolo de papelão grosso prense o papel na embalagem.
6. Inverta o lado e prense a embalagem no papel.
7. Recorte as sobras de papel. Dilua as tintas em água e passe-as aleatoriamente na embalagem.
8. Cole a lateral da embalagem e prenda com pregadores até secar.
9. Monte a caixa e cole a parte inferior (a parte que contém todas as abas).
10. Pressione o fundo da caixa colocando algum peso dentro dela até secar. Fure a tampa e a parte superior da embalagem. Em seguida passe a fita pelos furos e dê um laço.

Está pronta a sua caixinha de presente. Daqui por diante os seus presentes serão originais desde a embalagem!
As peças criadas por Helena Martins, demonstradas nesse passo-a-passo, podem ser vistas no Espaço Reciclarte, na sede da Recicloteca (Rua Paissandu 362 - Laranjeiras).