Sensibilidade para ajudar a quem precisa
O “Projeto Solidariedade” busca promover o desejo de fazer a diferença, contribuindo para um mundo melhor a cada dia. É uma rica oportunidade de cooperação e reflexão acerca da cidadania.
Os alunos que têm a oportunidade de participar não permanecem como antes. Sua concepção de vida, de valores, muda muito. Passam a valorizar as pequenas coisas da vida e também aprendem a pensar no próximo.
1ª etapa - Abordagem do assunto em sala, divisão de grupos e atribuição de tarefas:
Depois de trabalhar o tema em sala de aula (para despertar o interesse e chamar a atenção dos alunos para um dos exercícios de cidadania que é a solidariedade), pode-se dividir a turma em grupos. Em cada grupo, os alunos devem ter tarefas definidas: um grupo pode ficar responsável pela confecção de cartazes que sensibilizem e incentivem a ação solidária; outro monta uma peça teatral sobre o assunto; outro fica responsável por um trabalho de pesquisa sobre pessoas que se tornaram conhecidas no mundo por atitudes solidárias; outro, pela maquete baseada no poema O Bicho, de Manoel Bandeira; e outro monta um rap, convidando toda a escola a participar da campanha de doações.
2ª etapa - Todos juntos fazendo a diferença:
Os grupos deverão apresentar seus trabalhos para toda a escola, em uma espécie de convocação ao apoio e à participação de toda a comunidade escolar. Inicia-se, então, a campanha de doações.
3ª etapa - Culminância do projeto:
Depois do período de campanha e doações, os alunos, munidos de solidariedade e doações de várias espécies, visitarão orfanatos ou asilos para a entrega das doações.
Os mesmos grupos, com a colaboração e a orientação do professor, deverão planejar atividades destinadas a crianças e/ou idosos.
Dicas para organização dos grupos
Grupo 1: confecção de cartazes que sensibilizem e incentivem a ação de solidariedade, com ilustrações e frases que levem à reflexão e à ação solidária. Exemplos: “E você? Vai ficar aí parado sem fazer nada?” “Não temos em nossas mãos a solução para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo, temos nossas mãos”.
Grupo 2: montar uma peça teatral sobre o assunto, sobre a sensibilidade e o senso comunitário do cidadão voluntário.
Grupo 3: trabalho de pesquisa. Elaborar cartazes com o título: “Faça parte você também desse grupo que luta por um mundo melhor.” Sugestões: Madre Teresa de Calcutá, Chico Mendes, Gandhi, Zilda Arns, Luther King, Herbert de Souza (Betinho), Nelson Mandela, Dorothy Stang, entre outros.
Grupo 4: montar uma maquete inspirada no poema O Bicho, de Manuel Bandeira. A mesma deve estar acompanhada do poema.
Grupo 5: montar um rap convidando toda a escola a participar da campanha de doações. A letra do rap deverá estar condizente com a proposta do projeto, ou seja, dentro do contexto.
O bicho
(Manuel Bandeira)
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Denise P. Macedo Luz,
professora de disciplinas pedagógicas no Colégio
Estadual Barão de Mauá, Xérem, RJ.
Endereço eletrônico: de.pedag@gmail.com
Artigo da edição nº 418, jornal Mundo Jovem, julho de 2011, página 15.
professora de disciplinas pedagógicas no Colégio
Estadual Barão de Mauá, Xérem, RJ.
Endereço eletrônico: de.pedag@gmail.com
Artigo da edição nº 418, jornal Mundo Jovem, julho de 2011, página 15.
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