4º ano vespertino
Professora: Aparecida Peixoto Neves.
1º Passo:
ü Abertura com os painéis;
ü 1º Mª Eduarda – Pureza Espiritual. Este símbolo representa a pureza de espírito que os negros tinham naquela época.
ü 2º Vitória – Solidez e Perseverança. Este é o símbolo do quanto os negros lutavam e persistiam naquilo que eles acreditavam que era a luta pela liberdade.
ü 3º Haílla – Precisão e Habilidade. Os negros eram ágil e precisos e tinham uma enorme habilidade em tudo que faziam.
2º Passo:
ü Aluna Giovanna apresentando a poesia Negritude.
O negro olha o passado,
e não gosta do que vê.
olha o presente e protesta,
contra a imagem da TV.
Se um dia foi escravo,
e apanhou pra valer,
agora está revoltado
pois continua a sofrer.
Se um dia foi sequestrado
de sua terra querida,
hoje sente que é roubado,
de seus direitos da vida.
O branco quer humilhá-lo,
quer que o negro perca a calma.
Já não pode chicoteá-lo,
e chicoteia a sua alma.
Mas o negro não se entrega,
não se engana, não se ilude,
e continua assumindo,
sua bela negritude.
A consciência do negro
atinge a maturidade,
Vem lutando bravamente,
desde o Zumbi dos Palmares.
Sua luta vai em frente,
com coragem e persistência,
E na vida vai provando,
sua enorme competência,
A batalha sem limites,
quer no campo ou na cidade,
é contra o preconceito,
em busca da igualdade.
A consciência do branco,
precisa ser despertada.
Tem que respeitar o negro,
Pois toda a vida é sagrada.
Autor Desconhecido.
3º Passo:
TEMA:
ü O BRASIL QUE TEMOS.
ü Colando as figuras e frases nos mapas.
ü 1 – figura - Sara frase – Lucas.
Aqui, no Brasil o papel do negro tem um papel central na gestação e perpetuação
de uma ética conservadora e desigualitária.
ü 2 – Wemerson - frase - César
Os Interesses cristalizados produziram convicções escravocratas e manter sobre os demais aspectos das relações sociais.
ü 3 – Allan - frase - Vitória
Talvez ironicamente a ascensão dos negros na escala social sempre deu lugar ao ressentimento
contra as vítimas.
E O BRASIL QUE QUEREMOS.
ü 4 – Figura – Wemerson frase – Mª Eduarda
ü Aqui não há racismo, preconceito ou discriminação, mas há
diferenças sociais, econômicas e estruturais.
ü 5 – Figura – César frase – Vitória
Não há paz sem justiça.
ü 6 – figura - Haílla frase – Mª Eduarda
Ser negro no Brasil é,ser objeto de um olhar enviesado.
ü 7 – Figura – Sara frase – Giovanna
Hipocrisia permanente, pois ainda há os responsáveis que encaram tais situações indecentes.Isto pode ser transformado com uma Educação de qualidade, Esse é o Brasil que queremos. ( Allan entra uniformizado e fica ao lado do painel)
ü 8 - FINAL – Giovanna - Sabe quem é responsável para a continuação do preconceito enraizado? Pois vou mostrar para alguns.
REPASSAR A CAIXA COM O ESPELHO NAS PRIMEIRAS FILAS PARA QUE VEJAM SIUA PRÓPRIA IMAGEM.
5º passo:
Jogral caracterizado de negros e negras entra pelo salão. E no palco a Princesa espera sentado para assinar o documento levado por um negro.
Liberdade! Abre as asas sobre nós...
OBS:
Salve a princesa Isabel Thiago entra pelo salão caracterizado de escravo
Deu liberdade a todos falando o texto, com as mãos algemadas e uma folha
Foi no dia 13 de maio para entregar para a princesa, que o espera no palco
Preto não é mais lacaio sentada numa poltrona com a caneta de pena para
Preto não tem mais senhor assinar a Lei Áurea. Em seguida dizer a seguinte
Desde o dia em que a princesa assinou
A Lei Áurea concedendo abolição
Preto teve o direito de ser cidadão
Hoje o preto pode ser doutor
Deputado e senador
Não há mais preconceito de cor!
Frase: Anna Laura
A partir desta data todos os negros e brancos se
tornaram nada mais nada menos que seres
humanos com direitos e deveres respeitados por todos
nós.
FIM