Postagens populares

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ITAPACI




Itapaci 
Precisa ter uma identidade enquanto cidade e nós poderemos transforma-la tornando-a celeiro de profissionalização do vale do São Patrício!

 HISTÓRIA DA CIDADE
O povoamento de Itapaci originou-se nas terras das fazendas Barra e Água Fria, região anteriormente habitada pelos índios “Canoeiros” e “Curuxás”, de cuja existência restam vestígios como escritas não decifradas, nas fraldas da Serra da Figura, a 20 km da sede municipal. Em 1924, ali se fixaram José Ferreira Dutra e as famílias: Lemos, Adorneles, Andrade e outras, grupo pioneiro que passou a preocupar-se com a fundação do povoado. Com a doação de 10 alqueires de terras, por Domiciano Rodrigues Peixoto , à padroeira, para a formação do patrimônio, procedeu-se ao levantamento de um “cruzeiro”, doado por Abdias Dias da Silva, em 2 de julho de 1935, dando início ao povoado que recebeu o nome de “Água Fria”, da fazenda que lhe deu origem, e mais tarde de “Floresta”, em virtude das densas matas adjacentes. Em plena mata de São Patrício, cresceu a povoação, obtendo a categoria de distrito em 31 de outubro de 1938, instalado em 15 de março de 1939, com a nova denominação de “Itapaci”. Em 19 de julho de 1945, pelo Decreto-Lei Estadual nº 55, transferia-se para o distrito a sede de “Itacê” (Pilar de Goiás), tornando-se município, instalado oficialmente em 11 de agosto do mesmo ano. Seu ponto turístico é o Lago Azul e a Fonte Luminosa. 
Itapaci também e conhecido pela sua usina de cana de açucar, Vale Verde do Grupo FARIAS, pois disponibilizou muitos empregos para a cidade. Ainda é uma cidade em expansão e conta com a ajuda de vários recursos.
Significado do Nome
Que em tupi significa “Pedra Bonita”
Aniversário da Cidade
11 de Agosto
 CARACTERÍSTICAS
Clima 
Temperatura Média 
 COMO CHEGAR
Localização
Centro Goiano 
Limites
Pilar, Novo Oriente
Acesso Rodoviário 
Distâncias
240 km da Capital.
 TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Represa do Adedi 
Igreja Matriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário