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quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

APREN DIZAGEM SISTÊMICA Estratégias falam mais alto que palavras





Dentro da sala de aula ocorrem dois tipos de comunicação: a comunicação por si só, que pode ser entendida como aquilo que os educadores contam aos seus alunos; e a autocomunicação, que é aquilo que os alunos vêem e aprendem, aquilo que é compreendido através dos atos de seus professores de forma não verbal.
Que tipo de autocomunicação acontece na Aprendizagem Sistêmica e na aula tradicional? Na sala de aula tradicional, enquanto é dito aos alunos que seus professores têm expectativas elevadas para cada um deles, algumas ações demonstram o contrário. Em muitas aulas, os alunos são separados por habilidades e a eles são dados conteúdos diferentes para o trabalho cotidiano.
Na Aprendizagem Sistêmica, os grupos não são formados por habilidades. Ao contrário: formam-se grupos com habilidades diferenciadas, onde todos os alunos, de todos os níveis trabalham com um conteúdo desafiador. Desta forma, espera-se que todos participem e, com consequência, aprendam. 
Nesta nova abordagem, os alunos devem partilhar e se preocupar uns com os outros, pois todos trabalham em prol de um benefício comum. Na aula tradicional, os alunos permanecem isolados de seus colegas, sentados em filas e sem poder interagir com aqueles que estão mais próximos.
A sala de aula tradicional cria isolamento e promove a orientação de competitividade social. Por sua vez, a Aprendizagem Sistêmica é ideal para desenvolver habilidades sociais e emocionais positivas, e ensinar os alunos a enxergar os outros que estão ao seu redor. 
Porque os alunos precisam desenvolver estas habilidades? A escola é a preparação para o mundo real e, nele, quantos empregos existem onde as pessoas trabalham inteiramente sozinhas e independentes?
Progressivamente, trabalho em equipe vem se tornando uma norma nos locais de trabalho. E quando os funcionários não estão em algum tipo de equipe, eles são engajados em um alto nível de interação. A metodologia tradicional prepara os alunos com o “individualismo áspero” que não condiz com a interdependência no mercado de trabalho. Já, a Aprendizagem Sistêmica promove o trabalho em equipe.
O mundo contemporâneo é repleto de diferenças e, até o momento, nas aulas tradicionais, pouco ou nada tem sido feito para integrar os alunos. Na Aprendizagem Sistêmica, alunos de diferentes raças e classes sociais trabalham unidos. Os mesmos interagem e unem-se com os colegas do grupo independente de cultura, crença ou cor.
Nesta nova abordagem, os alunos aprendem de forma social, acadêmica e cognitiva usando estratégias de ensino interativas. As habilidades de raciocínio são aprimoradas enquanto os alunos exploram o conteúdo de forma crítica e criativa.
Os alunos nas aulas da Aprendizagem Sistêmica se tornam participantes ativos, e não receptores passivos. Como Mark Twain, romancista inglês, competentemente colocou, “Ensinar não é o mesmo que relatar”, uma vez que os conhecimentos acadêmicos são fortalecidos quando o aprendizado é verbalizado.
Ter alunos com boas notas é apenas uma pequena parte para fazer diferença na educação. Além disso, é importante que a escola também forme cidadãos de valores e caráter e, com isso, fazer do mundo um lugar melhor.
É preciso que os educadores reflitam sobre sua prática. Quais estratégias estão utilizando diariamente para garantir o sucesso no processo de ensino e aprendizagem? Elas combinam com a filosofia educacional do que se deseja que os alunos se tornem?
Estratégias falam mais alto que palavras.
O que as suas estratégias de ensino estão gritando?
“O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender." (Affonso Romano de Sant’Anna)
Aprendizagem Sistêmica.

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