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quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Regrinhas para sala de aula e meio ambiente


O ambiente que temos e o ambiente que queremos

A educação ambiental deve estar presente de forma interdisciplinar em todo o currículo escolar. Assim poderá atingir todos os cidadãos por meio de um processo pedagógico participativo, que procure construir no educando uma visão crítica sobre as questões ambientais.

     É notória a progressiva degradação ambiental que favorece o esgotamento das reservas naturais e dos recursos não renováveis. Diante desta problemática, deve-se promover a formação de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria de qualidade ambiental. Este projeto visa a envolver toda a comunidade para debater as questões socioambientais, buscando estratégias para diminuir as agressões ao meio em que vivemos, bem como desenvolver ações que contribuam para a melhoria de vida na comunidade e na escola.

Acontecendo na prática

     Em princípio, o tema foi explorado em sala de aula, por meio de leitura e pesquisa, produções textuais, exibição de documentários, aulas expositivas dialógicas, discussões e debates. Após esta etapa, iniciamos as atividades práticas, quando foram feitas oficinas para produção de objetos reciclados, painéis educativos, pinturas no muro da escola, trabalhos utilizando o papel reciclado, maquetes com o tema “o ambiente que temos e o ambiente que queremos” e confecção de um jornal ecológico, registrando os efeitos positivos, as soluções criativas, mensagens e dicas.

     A organização da escola foi um processo fundamental: com latas específicas para a separação de lixo seco e orgânico, cartazes e placas indicando ações, como “não jogue lixo no chão”, “poupe água” etc.

     Ao final do projeto houve exposições com as obras de arte dos alunos, em que os pais puderam visitar os estandes, conhecer a reciclagem e participar das palestras, recebendo ainda lembranças recicladas produzidas pelos próprios alunos.

Avaliação do projeto

     Percebemos a conscientização dos alunos no que se refere à coleta seletiva do lixo e à própria limpeza do ambiente escolar. Também fizeram inúmeros trabalhos reciclados, foi construído um sofá com garrafas PET. Grande parte do pátio escolar foi tomado pelas maquetes que produziram, mostrando o ambiente que eles tinham e o que sonhavam. A horta na escola é uma experiência que vem dando certo em muitas instituições. Na nossa não foi possível devido ao espaço não ter sido propício. Mas houve o plantio de algumas árvores nas mediações da escola. É perceptível a conscientização dos nossos alunos, mas resultados ainda maiores teremos a longo prazo.


Ficha técnica

Local de realização: Colégio Estadual de Urandi, BA.

Duração: seis meses.

Componentes curriculares envolvidos: todas as disciplinas se envolveram. Houve algumas reuniões onde discutimos ideias e sugestões. Houve articulação da professora responsável.

Turmas atendidas: ensino fundamental e médio.

Objetivos:
• promover e discutir a importância da educação ambiental na escola, garantindo aos alunos e a toda a comunidade escolar a conscientização e formação de atitudes para a modificação de práticas nocivas ao meio ambiente;
• desenvolver valores, atitudes e posturas éticas;
• perceber como os problemas causados pela poluição atingem diretamente a sociedade;
• sensibilizar e capacitar os alunos como agentes multiplicadores dos princípios de reaproveitamento e reciclagem de papel, de modo a estimular a preservação e conservação dos recursos naturais;
• mobilizar os alunos e a comunidade sobre a responsabilidade de todos para a modificação de atitudes nocivas ao meio ambiente;
• promover a reutilização e a reciclagem do papel descartado na unidade escolar;
• desenvolver ações práticas de coleta seletiva do lixo como forma de educar e mudar comportamentos.

Atividades para diferentes disciplinas

Língua Portuguesa: trabalho de conscientização e concurso das melhores frases educativas para exposição em todo o colégio. Confecção de jornal escolar ecológico.
Matemática: trabalhar com estatística, tabelas e gráficos relacionados com dados ambientais.
Ciências: conhecer as plantas e diferenciá-las em relação aos tipos comestíveis, medicinais, as que servem para fornecer madeira, entre outros. Colecionar os diversos tipos de folhas, estudar suas diferenças, ensinar a desidratar as folhas e flores, e com elas formar pequenos quadros.
Biologia: criação da horta da escola.
Química e Física: fazer o reaproveitamento do lixo orgânico.
Educação Artística e Artes: produção de objetos reciclados para exposição. Produção de trabalho com o papel reciclado.
Geografia: confecção de maquetes, orientar um debate sobre questões (desmatamento e queimadas, efeito estufa, pesca predatória, aquecimento global).
Filosofia e Sociologia: pesquisas e produções de textos, realizar trabalhos que relacionem a devastação ambiental à lógica do capitalismo, trabalhar valores e comportamentos.














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