A criatividade se refere a um processo no qual as pessoas
utilizam a capacidade de inovar e imaginar coisas que ninguém jamais
pensou.
É preferível arriscar coisas grandiosas.
Alcançar triunfo e glória mesmo expondo-se à derrota,
do que formar filas com os pobres de espírito,
que nem gozam muito e nem sofrem muito
porque vivem nesta penumbra cinzenta de não
conhecer vitória e nem derrota.
Theodore Roosevelt
Algumas definições encontradas descrevem a criatividade como:
- Uma aptidão para formular ideias criadoras e originais. (Dicionário Priberam)
- A capacidade de desestruturar a realidade e reestruturá-la de outras maneiras. (Autor desconhecido)
- A habilidade para pensar diferente. (Antonio Carlos T. da Silva)
Numa outra abordagem, Virgílio V. Vilela define criatividade como uma
ação concebida na mente da pessoa que a mesma nunca viu, ouviu ou
sentiu antes.
A criatividade tem suas raízes na infância e pode ser desenvolvida
por meio da educação criativa e inovadora, apoiada pela aprendizagem das
artes e a estimulada pelos educadores e pais. É ainda muito comum a
maioria da população não ter acesso a uma educação de qualidade, capaz
de impulsionar e desenvolver essa capacidade de criar.
Um dos principais pressupostos para a criatividade ser desenvolvida é a imaginação, que é um aspecto intrínseco ao ser humano e lhe possibilita trabalhar e combinar ideias e fatos conhecidos a fim de gerar novas ideias. A imaginação permite ao indivíduo formar pensamentos abstratos e está intimamente associado à capacidade intuitiva.
Existe uma diferença entre a inteligência e a criatividade. Enquanto a
inteligência abrange a capacidade de compreender, aprender e
contextualizar, a criatividade traz a capacidade de gerar novas ideias,
conhecimentos e de pensar diferente.
Pode-se dizer que cada pessoa tem uma capacidade de criar,
o que varia é a área da habilidade criativa. A criatividade está
tradicionalmente associada ao talento. Mas o talento, sem ser
desenvolvido e trabalhado, não chega a se manifestar em sua plenitude.
A criatividade tem que ser cultivada e praticada.
Não é fácil criar novas coisas de acordo com demandas. As novas
profissões relacionadas à criatividade requerem mais do que um talento.
Todos os artistas, designers, pintores, escritores precisam conhecer e
sempre aprimorar as suas técnicas de criatividade para não reproduzir as
mesmas invenções que, com o tempo, já não são inovadoras.
E você, como está usando sua criatividade?
Processo Criativo
Um processo criativo envolve os seguintes passos:
A realização da ideia é a parte mais trabalhosa do processo criativo. Nem sempre uma boa ideia traz um resultado satisfatório.
- Percepção do problema: Envolve sentir o problema ou desafio.
- Teorização do problema: Abstração ou imaginação de um modelo teórico ou mental.
- Descoberta da solução: É o momento de revelação da solução em que você recebe o insight, com impacto do tipo “eureka!”.
- Produzir a solução: Conversão de uma ideia mental em ideia prática. É considerada a parte mais difícil, no estilo “1% de inspiração e 99% de transpiração”.
Como impulsionar a sua Criatividade?
- Faça anotações.
- Desenvolva sua curiosidade.
- Procure escrever, ao menos, uma ideia por dia.
- Armazene suas ideias.
- Aprenda a escutar, ouvir e observar.
- Preste um pouco mais de atenção às crianças e aos idosos.
- Compreenda primeiro; depois, julgue.
- Aprenda a gostar de problemas, eles são excelentes oportunidades para criar.
- Perca o medo de perguntar.
- Coloque as ideias em ação.
- Evite situações que enfraqueçam o cérebro.
- Use o seu tempo ocioso com sabedoria.
- Divirta-se trabalhando e trabalhe divertindo-se.
- Mantenha-se sempre de bom humor.
- Trabalhe duro.
Fonte: Professor Horácio Soares, em Desenvolvendo a Criatividade.
Criatividade como prioridade política
Criatividade, inovação e ciência fazem parte da agenda pública.
Por exemplo, o ano de 2009 foi escolhido, pela União Europeia, para ser o Ano Europeu da Criatividade e da Inovação (AECI), que tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a importância da criatividade e da inovação enquanto competências-chave no desenvolvimento pessoal, social e econômico.
A seguir, algumas organizações que trabalham diretamente com essa temática, estimulando a criatividade.
Academia da Criatividade (SP)
– Centro Avançado de Desenvolvimento do Pensamento Criativo, é uma
organização que tem como missão “desenvolver as aptidões criativas dos
indivíduos utilizando fortes conceitos teóricos associados a vivências
profundamente transformadoras, devidamente disfarçadas de
entretenimento”.
American Creativity Association (ACA)
– É a organização nacional de profissionais na área da criatividade.
Através dos seus programas e serviços, indivíduos e organizações,
oferece oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento profissional e
networking. É dedicada a fomentar o uso da criatividade em toda a nossa
sociedade para o aprimoramento da condição humana.
Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade
– É uma associação científico-pedagógica, sem fins lucrativos, que tem
por objetivo promover o estudo científico e o desenvolvimento da
criatividade e das suas múltiplas aplicações nos diversos domínios da
atividade humana.
Creative Education Foundation
– É uma organização, sem fins lucrativos, de líderes no campo da teoria
da criatividade e prática. A Creative Education Foundation é um centro
de Imaginação Aplicada, com a missão de ajudar os indivíduos, as
organizações e as comunidades a transformarem-se à medida que enfrentam
os desafios do mundo real.
Fábrica da Criatividade (SP)
– É uma organização que tem como missão “Ser um espaço criativo de
cultura, educação e arte, que estimule potenciais humanos e amplie
perspectivas da comunidade do Capão Redondo”.
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