Postagens populares

sexta-feira, 2 de março de 2012

O que é um ano bissexto?A matemática do ano bissexto


      Você já notou que o ano de 2012 terá mais dias do que o ano de 2011? É que estamos em um ano bissexto, isto é, o mês de fevereiro não acaba no dia 28 e sim no dia 29. Como é possível notar, foi acrescentado um dia extra, ficando o ano com 366 dias. Mas porque isso acontece? Bem, no calendário gregoriano, o qual seguimos, o dia extra é incluído a cada 04 anos pelo fato de que o ano-calendário convencional possui uma pequena diferença em relação ao ano solar. Enquanto que no primeiro, o ano dura 365 dias para se completar; no segundo, dura 365,25 dias.  Esses 0,25 corresponde a um quarto de um dia. Portanto, a cada quatro anos existe a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar. Esse dia é justamente o que caracteriza o ano bissexto.
Mas quando surgiu? O ano bissexto passou a ser adotado em 238 a.C. no Egito, por Ptolomeu III (246-222 a.C.). O mesmo surgiu a partir da necessidade de sincronizar os dias do ano, uma vez que qualquer erro no calendário poderia afetar a agricultura, a base da economia dos povos antigos.
Alguns pensam que o nome “bissexto” é dado pelo fato de tal ano possuir 366 dias, o que não é correto. Na verdade, Julio César optou pelo mês de fevereiro e escolheu “fazer um bis” ou “duplicar” o dia 24, chamando-o de “antediem bis-sextum Calendas Martii”. Foi assim que surgiu o nome “bissexto”

Depois de descobrir porque um ano é bissexto você deve pensar: calcular um ano bissexto é super fácil. É só acrescentar quatro anos, oras! Mas não é bem assim. Se eu perguntar a você em 2014 quando será o próximo ano bissexto, você saberá responder sem fazer nenhuma pesquisa? Não! E usar a regra lógica dos quatro anos vai dar certo? Também não! Para não haver erros na hora de calcular algumas regras tiveram que ser criadas. Vamos a elas:
1- Todo ano divisível por 04 é bissexto.
Exemplos:
2012 / 4 = 503, então ele é bissexto!
2013 / 4 = 503,25, então NÃO é bissexto
2- Todo ano divisível por 100 não é ano bissexto. Exemplo: o ano de 1900 é divisível por 100, por isso não foi bissexto.
3- Mas se o ano for também divisível por 400 é ano bissexto. Uma curiosidade: O ano 2000 foi o primeiro a usar a terceira regra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário