Introdução
A dinâmica promove a participação
A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento
educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem
quando opta-se por uma concepção de educação que valoriza tanto a teoria
como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como
sujeitos.
A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas
envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem onde o trabalho
coletivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade,
modificando-a. Isso porque a experiência do trabalho com dinâmica
promove o encontro de pessoas onde o saber é construído junto, em grupo.
Logo, esse conhecimento deixa de ser individualizado e passa a ser
de todos, coletivizado. Ainda tem a qualidade de ser um saber que ocorre
quando a pessoa está envolvida integralmente (afetivamente e
intelectualmente) em uma atividade, onde é desafiada a analisar
criticamente o grupo e a si mesma, a elaborar coletivamente um saber e
tentar aplicar seus resultados.
É importante ressaltar que faz parte desse processo a garantia da
participação constante de todos os participantes. Só assim todos se
sentirão donos do saber alcançado.
Ferramenta importante
A importância da dinâmica no processo coletivo do
ensino-aprendizagem não deve ser, no entanto, absolutizada ou
subestimada. Sua utilização deve responder a objetivos específicos de
uma determinada estratégia educativa, no sentido de estimular a produção
do conhecimento e a recriação deste conhecimento tanto no
grupo/coletivo quanto no indivíduo/singular, uma vez que a técnica da
dinâmica não é um fim, mas um meio - é uma ferramenta a ser usada.
Ao optar pelo uso da técnica de dinâmica de grupo você poderá,
através de jogos, brincadeiras, dramatizações, técnicas participativas,
oficinas vivenciais e um ambiente descontraído, discutir temas
complexos, polêmicos e até estimular que sejam externados conflitos (do
indivíduo e do grupo), buscando estimular os participantes a alcançar
uma melhoria qualitativa na percepção de si mesmo e do mundo e,
conseqüentemente, nas relações estabelecidas consigo mesmo, com o outro e
com o mundo.
Enfim, Dinâmica de Grupo é um caminho para educar junto!
Recomendações
Para o trabalho com dinâmica ter um desenvolvimento pleno, é
recomendável que os grupos tenham, no máximo, 20 participantes. Isto
porém não impossibilita que se faça o uso dessa metodologia educacional
em grupos maiores, em congressos, em seminários e outros.
Orientamos que nestes casos o coordenador divida o plenário em
subgrupos para o desenvolvimento dos trabalhos e reúna o grupão nos
momentos de socialização e de síntese.
Outros recursos que podem ser utilizados em grupos grandes são o
retroprojetor, vídeo, exposições dialogadas, além de técnicas de teatro,
tarjetas e cartazes.
Em todo início de atividade (encontro) deve ser feito o “Contrato
do Grupo”. Trata-se de uma discussão da pauta proposta, definição de
normas internas do grupo, formação de equipes de trabalho e distribuição
de tarefas. Quando se tratar de uma atividade menor, um debate por
exemplo, deve-se definir com o grupo o horário de terminar a atividade, o
que será possível realizar, o que já foi preestabelecido, o objetivo da
atividade e a metodologia de abordagem.
Questões para Debate
1 - Que importância o grupo dá para o uso de dinâmicas?
2 - Por que as dinâmicas facilitam o trabalho coletivo e superam o individualismo?
3 - O que o grupo pode fazer para aproveitar melhor as dinâmicas?
Susan Chiode Perpétuo e Ana Maria Gonçalves,
autoras do livro “Dinâmicas de Grupos na formação de lideranças”.
Artigo publicado na edição 303, fevereiro de 2000, página 2.
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